Conserto de pisca-pisca de led – led decorative lights 71


Criamos este post de última hora para ajudar a todos que estão com as luzes da decoração da árvore de natal sem funcionar.

Ainda dá tempo de consertar o pisca-pisca de LED e impressionar os convidados com o explendor de sua árvore de Natal.

Você não vai querer decepcionar o Papai Noel quando ele trouxer os presentes e perceber que a árvore de Natal está com as luzes apagadas (queimada).

As luzes da árvore ainda encanta a criançada, os jovens e os de mais idade.

O Vídeo a seguir inicialmente pode ser até ilário, por outro lado, devemos ter muito cuidado ao comprar e instalar estes pisca-pisca devido a sua baixa qualidade e risco de curto circuitos.

http://www.youtube.com/watch?v=RyYMU-JyPWo

O pisca-pisca de led encanta a todos com o brilho das luzes, e basta queimar um lâmpada  ou um LED e uma parte da árvore fica nas escura. Neste post vamos analisar o funcionamento de um tradicional pisca-pisca de LED com controle automático de rítmo.

Este modelo de pisca-pisca possui um controle eletrônico com uma programação pré gravada que controla automaticamente o rítmo das piscadas com várias combinações diferentes.

Também é possível escolher um rítmo manualmente através de uma chave de toque no controle.

O rítmo das piscadas ficará atuando até a chave ser precionada novamente.

Este modelo de pisca-pisca de LED possui 8 combinações de rítmos das luzes.

1- Todos os rítmos serão executados sequencialmente, 2- As luzes acende e apaga em onda, 3- Sequencial, 4- Sequencial com fade, 5- Sequencial com flash, 6- Fade lento e 7- Sempre ligado.

Risco de choques elétricos, o conserto deste produto deverá ser realizado por pessoas com conhecimento em eletroeletrônica.

O circuito eletrônico

O circuito eletrônico de controle de rítmo é bem simples, possui uma fonte de alimentação de 190V com retificação direta, também temos uma fonte de 5V para alimentar o módulo digital de rítmos e duas saídas para acionamento individual da sequência de leds proporcionado pelos SCR PCR406.

O pisca-pisca de LED é constituído por dois ramos de 14 LEDs ligados em série, isto quer dizer que basta queimar um LED ou um resistor (RN) limitador de corrente que o ramo todo fique apagado. Veja o diagrama acima.

Cuidados importante

O pisca-pisca de LED funciona ligado a rede elétrica de 110 ou 220V, na embalagem é informado que funciona também ao ar livre (outdoor), mas não é recomendado o funcionamento em dias chuvosos ou com muita umidade, porque a caixa de controle e as luzes NÃO são a prova d’água e podem causar choques elétricos e curto circuitos se forem molhados.

Outro cuidado importante está relacionado com a qualidade do pisca-pisca, neste modelo encontramos  situações que poderiam colocar em risco o seu manuseio.

Antes de ligar o pisca-pisca verifique as ligações dos fios na caixinha de controle, percebemos que o cabo da rede poderá girar e curto circuitar a entrada da rede. Veja a seguir.

A soldagem do cabo da energia é negligente, o montador deixa os fios muito longos, o suficiente para provocar um curto circuito se o cabo torcer dentro da caixa plástica.

Para solucionar este problema e não correr o risco de curto circuito, retire a cola quente do local e refaça a soldagem dos fios, deixando o comprimento do cobre o necessário (1 a 2 mm de comprimento) para soldar na placa. Veja a figura a seguir.

A seguir posicione os fios dos leds e do cabo de energia adequadamente em cada canaleta, servindo assim de guia e evitar de torcer internamente, (isso os xingling não sabem que é possível fazer…hi.) e em seguida aplique cola quente para fixar os fios e preencher o espaço vago da calaneta.

Se não tiver aplicador de cola quente utilize a mesma cola que retirou do local e use o ferro de soldar a meia temperatura para derrete-la novamente no local.

Pronto, agora é só fechar a caixa do controle e ligar.

Consertando possíveis defeitos

O pisca-pisca não possui fusível, aliás, não possui nenhum tipo de proteção em caso de curto ou componentes com problema. Por isso NÃO aconselhamos liga-lo diretamente nas tomadas. Utilize para tal uma extensão protegida com fusível ou dijuntor.

Como mencionamos acima, um defeito na caixa de controle, pode apagar uma sequência de LEDs ou deixar o pisca-pisca totalmente apagado ou aceso.

Defeitos nos diodos e resistores da fonte pode deixar o módulo de controle inoperante, para os diodos podem ser utilizados o 1N4007, facilmente encontrado no mercado, temos ainda o capacitor eletrolítico de 33uf/50V responsável em filtrar a tensão de 5V DC para o módulo de controle.

A queima dos resistores de polarização do módulo também o deixa inoperante e seus valores são 150K e 2M.

O controle dos rítmo das piscadas é feita pelo módulo de controle, trata-se de um sub-circuito memória e não tem como conserta-la, mas podemos reaproveitar o módulo de outro pisca-pisca igual sucateado.

Para o acionamento dos LEDs são utilizados dois (uma para cada canal) SCR PCR406, em caso de defeito a sequência de LEDs poderá ficar apagada ou totalmente acesa. Este componente é difilcilmente encontrado no comércio mas você poderá utilizar como substituto o SCR MCR106-8, funciona normalmente.

 

O MCR106-8 tem um encapsulamento diferente do PCR406 e por isso os terminais Anodo, Catodo e Gate estão em posições diferentes.

Veja na figura ao lado a correta posição do MCR106-8 soldado na placa no lugar do PCR 406.

O SCR MCR 106-8 é facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos.

Verifique também a existência de solda fria (trincada) nos terminais da placa do módulo de controle.

A queima de um LED ou de um resistor limitador pode deixar uma sequência de LEDs, totalmente apagada, para descobrir qual o LED ou o resistor que está queimado você terá que testar um por um até encontrar o danificado. Para facilitar a jornada de teste, faça a medição dividindo a sequência de LEDs em duas metades e assim sucesivamente, deste modo você vai isolando a metade com problema até chegar ao componente danificado.

Em muitos casos a sequência de LEDs acende normalmente e apenas um LED encontra-se apagado, então concluímos que este componente está em curto e poderá ser trocado diretamente. Lembre-se, em uma sequência pode haver mais que um componente queimado.

NÂO utilize o modo de ir curto circuitando o LED para descobrir qual está queimado, você poderá tomar um choque elétrico.

Para trocar o led proceda da seguinte forma:

Retire a capa plática que cobre os terminais do LED, juntamente com o separador (isolador) dos terminais do LED e desolde o LED queimado.

Antes de soldar o novo LED, prepare uma capa plástica no fio para servir de isolador para os terminais do LED. A capa plástica poderá ser retirada de cabos de rede flexível e deverá ser maior que o comprimento dos terminais do LED.

Solde o LED e coloque o separador entre os terminais do LED. Os terminais não podem em nenhum momento se tocarem. Caso tenha danificado o separador original, você poderá isolar cada terminal em separado com um espaguete plástico fino, para depois cobrir totalmente com a capa plástica maior. Veja a figura abaixo.

Após isolar cada terminal em separado utilizando espaguetes finos ou o separador original, puxe a capa maior para promover uma isolação total do conjunto. Para um trabalho perfeito, você poderá utilizar tubos plásticos retráteis (tubos que encolhem com o calor).

Como mencionamos acima, os LEDs comuns podem não acender ou acender com um brilho fraco. Caso não encontre um LED substituto você poderá deixar um LED fora sem prejudicar a sequência. Para isso podemos utilizar um diodo 1N4007 no seu lugar, deste modo a sequência de LED continurá funcionando normalmente sem sobrecarregar o circuito, agindo assim podemos retirar vários LEDs queimados ou em curto sem prejudicar o circuito. Veja a figura abaixo.

Retire o LED queimado e  solde no seu lugar um diodo 1N4004 ou 1N4007. Caso a sequência de LEDs não acender, inverta o posição do diodo e solde novamente. Observe que alguns LEDs da sequência possuem o resistor limitador de corrente (2K), ao trocar um led por um diodo o resistor deverá ser mantido em série com o diodo.

Em seguida isole o diodo puxando uma capa plástica cobrindo-o totalmente.

Alguns LEDs da sequência possuem resistores limitadores de corrente. Este resistor está ligado em série com o LED no circuito (veja o esquema acima), deste modo se um destes resistores queimarem, a sequência ficará totalmente apagada. Resistores de 2K não são comuns no mercado, neste caso utilizaremos resistores de 2K2 facilmente encontrado no mercado. Também poderá ser associado dois resistores de 1k em série obtendo assim o valor adequado.

Comprovado o perfeito funcionamento, monte corretamente a placa de controle na caixa plástica e contemple a beleza da sua árvore de Natal. Boas festas.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



71 thoughts on “Conserto de pisca-pisca de led – led decorative lights

  • Responder
    Carlos Eduardo

    Olá Marcos,

    Comprei recentemente da China um pisca-pisca de leds: 20 metros com 200 leds, por 11 dólares. A caixinha controladora (eletrônica) é exatamente a mesma que vc mostrou.

    O problema é que quando ligo ele no 110v os leds acendem fraco (não tenho uma instalação 220v p/ testar). O chinês vendeu o pisca como 110/220, mas em 110v a luz fica fraca, então penso que ele na realidade é 220v.

    Tem algum componente que eu possa trocar p/ fazer ele ter emissão de luz máxima em 110v?

    Obrigado!

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Carlos, A maioria dos pisca funciona em 110/220V o detalhe é que quando ligamos em 110V a energia não é suficiente para promover uma boa luminosidade. Na caixa de controle não tem um componente que você possa trocar para aumentar a luminosidade dos leds. A solução mais pratica seria retirar alguns leds de cada ramal, fazendo isso, você consegue aumentar a corrente que circula em cada ramal e assim aumenta a luminosidade do ramal. Retire o led com o resistor e junte os dois fios, retire de 3 a 5 leds de cada ramal. Bom trabalho.

  • Responder
    Edson Silva Barbosa Junior

    OI Marco’s comprei alguns pisca pisca desses de led e como não possuía conhecimento instalei os mesmos do lado de fora da casa no jardim e ontem choveu e um dos pisca pisca queimou e gostaria de saber como posso reutilizar para coloca-los do lado de fora sem gastar muito pois os especiais custam mais caro me ajuda por favor, ou ate mesmo saber como transforma-los em mangueira

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Edsom, Os pisca não são construidos para ficar no tempo, mas você pode comprar uma mangueira transparente e colocar dentro para proteger da umidade. No seu caso pode ter queimado a caixa de controle ou algum led no ramal. Se for a caixa você pode transforma-lo num cordão de luz (veja o post de como fazer) e utilizar como uma mangueira de luz. Faça corretamente a isolação da mangueira para que não entre água. Bom trabalho.

  • Responder
    Ailton

    Tenho uma cortina de leds (40cm de altura x 10m) no qual parou uma sequência vertical, ficando sim e uma não na cortina. Depois as primeiras (umas 20 sequências) apagaram de vez e, na outra parte, o que era 1 sim e 1 não ficou 1 sim e 3 não. Essas 20 sequência acabaram ficando muito fraquinhas (presumo que não estejam queimadas, senão nem acenderiam).
    Imagino que o problema seja na caixa de controle dos ritmos, mas não consegui abri-la. Este controle é igualzinho o da segunda foto desta postagem (http://www.consertode.com/decoracao/natalina/conserto-pisca-pisca-led/attachment/controle-ritmo-pisca-pisca).
    Não sei se fui preciso, mas acha que consigo recuperar essa cortina? De repente trocando a caixa de controle…
    Grato.
    Ailton

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Ailton, Geralmente queima os SCR PCR406 (veja os outros post) Um técnico poderá fazer o conserto substituindo o componente com problema, se não encontrar o PCR406 original, pode substituir pelo MCR106C que funciona perfeitamente. Pode ser também algum led do ramal, porque se queimar um led/resistor o ramal todo apaga. Bom trabalho.

  • Responder
    Floriano Silva de Araujo

    Pretendo aumentar a quantidade de lâmpadas no circuito de 8 funções modificando alguns componentes. Usando uma ponte de diodos 1N4007 e o MCR106 quero aumentar para 204 lâmpadas. A ponte de diodos suporta?

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Floriano. Você não mencionou que tipo de lâmpadas são e quantos watts consomem estas lâmpadas. Considerando um pisca de lâmpadas comum. A ponte de diodo 1N4007 suporta 1A, neste caso trabalharia muito quente e não suportaria a carga, como são 8 ramais, será necessário utilizar uma ponte retificadora de maior potência e acrescentar um dissipador de calor para ela trabalhar refrigerada. Também deverá providenciar um dissipador de calor para cada MCR106. veja os demais artigos sobre modificação para pisca.

  • Responder
    charles

    olá amigo meu Pisca Pisca Led Decoração De Natal 100 Lâmpadas 220v queimou a caixa com tudo, posso liga em uma bateria de carro 12v ou posso liga ela direta em 220 v sem a caixa de controle.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Charles, Você não pode ligar diretamente numa bateria de 12V, os ramais são projetados para 220V, neste caso não acenderá os leds. Também não é possível ligar diretamente em 220V, os leds trabalham em corrente contínua e a rede elétrica fornece corrente alternada. No seu caso é possível transformar o pisca-pisca em um cordão de leds. Veja os demais textos sobre como modificar o pisca-pisca para um cordão de luzes que fica sempre acesso.

  • Responder
    Lilian Santana

    Olá Marcos ! Tenho um pisca de led , mas ele não é de piscar, as luzes são fixas, e as luzes da metade do jogo estão bem fracas e o restante está normal (por enquanto) o que preciso fazer pra que todas voltem a acender???

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Lilian. Pelo sintoma deve ter algum led com problema ou algum resistor de 2K que pode ter alterado o valor, o resistor está em série com o led e ambos estão em série com os demais leds do seu cordão de luzes. Você deve testar um a um dos leds que acendem fraco para descobrir qual está com defeito. Você pode retirar o led, um de cada vez, (led+resistor) e emendar os fios, para ver se o restante do cordão volta a funcionar normalmente. No momento que acender o cordão normalmente este led retirado do circuito está ocasionando o problema. Você deve troca-lo ou deixar somente o resistor no circuito para que o cordão funcione. Cuidado pisca de led também dá choque.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Nilceo, tem sim, provavelmente o seu pisca possui 4 ramais de leds, você pode fazer de acordo com os artigos publicados no site, (Modificação de pisca-pisca para no-pisca) ou este artigo, ( Transforme o pisca-pisca de leds pifado em um cordão de luzes).Na primeira opção basta fazer a retirada de todos SCR e soldar um jumper de acordo com o texto nos quatro SCR. Na segunda opção você deve unir todos os fios dos quatro ramais de leds e soldar no terminal (-) da ponte retificadora. Vejas os detalhes nos textos e comentários. Bom trabalho.

  • Responder
    Janio Sena

    bom dia
    MARCO´S

    quero agradecer pela sua explicação, valeu
    vou tentar ligar umas mangueiras luminosas para fazer um efeito bonito
    Feliz Natal e muitas felicidades em 2014
    Abraços
    janio sena

  • Responder
    Janio Sena

    bom dia
    MARCO´S

    Gostei muito de sua explicação, mais gostaria de saber se posso trocar
    o transistor PCR 406 pelo TIC226D para aumentar a potencia do pisca pisca
    abraços

    Janio Sena

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Janio, Teoricamente pode funcionar sem problemas, nós tivemos problemas com o uso dos SCR TIC106/TIC126, o nosso módulo não consegue exitar diretamente os SCR TIC, neste caso não funcionou no nosso módulo de controle. Tivemos sucesso com o uso do MCR106-8, este funcionou perfeitamente. O MCR106-8 trabalha com corrente máxima de 4A/800V. Com MCR106-8 é possível ligar vários ramais de leds juntos, isto é, controlar vários pisca-pisca com uma só caixa de controle. Lembre-se que será necessário providenciar um dissipador de calor isoladamente para cada MCR106-8 no circuito. Lembre-se que você deve alterar os diodos D1,D2,D3 e D4 (1N4007) para componentes de maior corrente (1N5406).
      Dependendo do circuito do seu módulo de controle você não deve utilizar TRIAC (TIC226 é um triac) e sim somente SCR. Ambos tem características diferentes. Logo vou publicar esta modificação.

  • Responder
    Luciano Calacante

    Tenho 4 conjuntos de pisca pisca (LED azul), mas quando ligo cada um apresenta uma sequencia. Eu vou a cada uma das caixinhas e sincronizo as sequencias, mas dá trabalho pois tem duas caixinhas de difícil acesso. eu posso interligar os conjuntos em uma única caixinha?

  • Responder
    José Mauricio Luchini

    Marcos, um dos posts acima corresponde também a minha dúvida, tenho um pisca-pisca de led e gostaria de deixá-lo sempre aceso e em um dos posts acima você indicou remover o pcr406 da placa e soldar um jumper entre o anodo e catodo isso eu faço nos quatro PCR406 soldados na placa. Esse pisca que tenho tem 4 pcr406, 8 funções.

  • Responder
    Suzana Zózimo da Silva

    Boa Noite,eu tinha uma mangueira luminosa que só foi usada uma vez e ela funcionava perfeitamente bem,mas quando eu fui fazer fazer um teste para saber se estava ok,ela do nada queimou e também tive uma surpresa ela estava com óleo por dentro e pensei:isso não é normal e para piorar a situação ela ficou guardada dentro de um saco plástico infelizmente tive que jogá -la fora.Há duas semanas atrás eu comprei um pisca pisca modelo arroz colorido de 8 funções foram feitos testes na loja e em casa ,mas depois de ter colocado na árvore as luzinhas azuis e verdes pifaram Existe conserto para mangueira luminosa e pra esse pisca pisca modelo arroz?O que faço?
    Se eu comprar outra mangueira sairá muito caro.Obrigada.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Suzana, A mangueira luminosa é possível conserta-la, tudo depende da pessoa que vai realizar o serviço, provavelmente rompeu um fio ou queimou uma lâmpada (led) da sequência e apagou tudo. Quanto ao óleo, ele tem varias funções dentro da mangueira, ele serve de isolante, ajuda na refrigeração dissipando o calor gerado pelas lâmpadas (leds) e também para difração da luz, fazendo com que a mangueira toda fique acesa e não somente pontos dentro da mangueira. Quanto ao seu pisca (arroz), pode ter rompido um fio ou queimado lâmpadas (leds) você terá que analisar cada lâmpada para ver se não está com o filamento queimado, tente observar contra a luz se o filamento não está rompido, se for led terá que testar um a um até encontrar o defeituoso. Caso tenha a caixinha de controle, pode ter ocorrido um defeito no circuito, a queima dos SCR (veja o texto acima) faz o ramal ficar apagado, neste caso poderá ser consertado numa oficina eletrônica. Quanto ao custo de uma mangueira luminosa, elas tendem a subir de preço neste período. Boas festas.

  • Responder
    Roberta

    Olá Marco’s, parabéns pelo post!

    Preciso de ajuda…rs. Tenho uma rede de pisca de pisca onde os LEDs acendem em 4 cores, 4 em linhas. Parece muito com este seu modelo de 8 ritmos. Já tem 4 anos e todo natal faço pequenos reparos (reconectar algum fio das lâmpadas) e elas funcionam perfeitamente. No entanto neste ano apareceu um problema novo que não sei como resolver.

    Apenas a primeira linha, as luzes não estavam acendendo. Achei a lâmpada que estava com um fio solto e religuei o mesmo. As luzes acenderam, mas estão muito fraquinhas, quase imperceptíveis. Sabe como posso resolver isto?

    Obrigada desde já!

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Roberta. É possível que ainda exista problema de mau contato em alguma lâmpada do ramal, suspeite também do relê, tente troca-lo por uma lâmpada comum, se o ramal acender forte então o relê está com problemas. Se você recentemente trocou alguma lâmpada tente troca-la novamente por outra do ramal que está funcionando corretamente. Algumas lâmpadas apresentam uma resistência muito alta e ao ligar elas não acedem corretamente fazendo as demais ficarem acesas bem fraquinhas no ramal todo. Boas festas.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá André. Não conheço estas árvores de natal de fibra pessoalmente, acredito que tenha na base um circuito eletrônico que funciona similar aos pisca pisca, provavelmente um led ou vários leds que iluminam parte do feixe de fibras pode ter queimado e assim parte da árvore está apagada, se você tem conhecimento em eletrotécnica pesquise o defeito no circuito de controle (base), caso contrário leve até uma oficina eletrônica. Boas festas.

  • Responder
    Liliana

    Olá a todos,

    Queria fazer uma pergunta, se me pudessem ajudar.
    Tenho aqui em casa um conjunto de luzes de Natal pisca-pisca, que pura e simplesmente deixaram de piscar… :(
    Todas as luzes funcionam, mas n piscam. O que posso fazer? Podem ajudar-me?

    Obrigada!

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Liliana. Provavelmente a lâmpada relê está com problema, tente troca-la por outra. Observe que a lâmpada relê é diferente das demais lâmpadas e pode ser localizada facilmente no inicio ou fim do ramal. Se você trocou lâmpadas recentemente, observe se você tirou a lâmpada relê e colocou em seu lugar uma lâmpada comum, deste modo o ramal fica sempre acesso. Boas festas.

  • Responder
    Everaldo Passos

    Gostaria que você respondesse a minha pergunta sou coordenador de iluminação pública, e nós compramos 2.000 rede de led e o circuito tem 4 transistor como e que faço para deixar em uma só programação a mas rápida, já tentei mas não consegui, me conte o segredo sou eletrotécnico e téc. em eletrônica.
    Muito Obrigado.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Everaldo. O circuito de controle é programado de fábrica para iniciar a sequência de efeitos na opção automático, para fixar em um efeito, você terá que passar cada caixinha de controle e setar para o efeito desejado, mas ao desligar e ligar novamente o pisca, ele volta para a opção automático. No seu caso o efeito desejado é para piscar rapidamente os ramais de luzes. A dica é montar um oscilador com dois transistores e ligar as duas saídas do oscilador nos quatro SCR alternadamente. Assim ao ligar o pisca ele passa a piscar de acordo com o circuito oscilador e não mais pelo circuito do módulo de controle. Outra saída seria construir um novo módulo de controle (mais potente, que suporte a carga de todos os ramais) para ligar todos os ramos de leds, assim basta selecionar o efeito desejado e todos os ramais piscam igualmente. Boas festas.

      • Responder
        Obede

        Olá,
        Boa Tarde como posso fazer esse modulo aguentar 13 pisca pisca juntos. Pois não consigo que o mesmo fiquem no mesmo efeito. Como montar um modulo para todos esses?
        Tenho também outros 4 pisca pisca.. gostaria que ficassem sem nenhum efeito, como fazer?
        abraços

        • Responder
          Marco's Autor

          Oi Obede, Para que o módulo aguente 13 pisca-pisca é necessário realizar uma modificação drástica no circuito. É necessário modificar a fonte e também a saída para que aguente o aumento do consumo das luzes. Praticamente seria construir um novo módulo com mais potência. Para modificar o pisca para que ele fique sempre ligado é possível, veja os comentários acima de como fazer. Boas festas.

  • Responder
    MARIA OLIVEIRA

    Olá
    Parabéns! ótimo tutorial.
    Moro no interior e tenho vários cordões pisca comuns, queimados, sabe onde encontro a mini lampada para reposição relé?
    agradeço

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Maria. Os pisca de lâmpadas estão desaparecendo do mercado e sendo substituídos pelos de leds com uma caixinha de controle. Não sei se você encontra somente o relê para comprar. A dica é sacrificar um dos piscas e ir tirando as lâmpadas para consertar os demais. Os pisca de led são mais econômicos e duram mais que os de lâmpadas, vale a pena já comprar os pisca de leds. Boas festas.

  • Responder
    Clayton Dias

    Preciso de ajuda. Ano passado fiz um pequeno projeto de Natal que ficou bem legal, porém esse ano quero melhorar. Ele consiste no seguinte: No grama de casa eu coloco de 10 a 12 pequenas árvores de natal todas enfeitadas com pisca de led. O lance é que eu com vamos supor dois piscas um azul e um verde, cada um com 100 leds, então eu corto eles no meio e emendo metade do azul com metade do vede, só que não os emendo direto um no outro, eu pego um cabo de rede de computador (aquele azul que passam 8 fios dentro) separo 5 cores para emendar com os outros 5 fios do pisca tudo para que nesse espaço correspondente ao cabo de rede o fio fique embaixo da terra e quando chegue na árvore somente suba os ledes entenderam? sendo que no inicio do pisca eu também corto o fio antes da caixinha para emendar outro cabo de rede, só que bem maior pra jogá-lo dentro da minha casa para aí sim emendar na caixinha para ligar na tomada e controlar as piscadas de dentro de casa. é um trabalho de louco, porém minha dúvida é a seguinte: ano passado eu cortava, emendava, depois emendava na caixinha e funcionava. Porém, não havia marcação dos fios, ou seja, quando entravam na caixinha e até mesmo na emenda com o outro pisca através do cabo, eu apenas ligava um com o outro, então pergunto necessariamente tenho que obedecer o padrão que vem da caixinha ou não uma vez uma metade vai piscar em uma árvore e a outra em outra árvore? Aguardo por resposta, desde já obrigado!

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Clayton. Sim, cada fio tem o seu lugar certo para ligar, você poderá ter como base o esquema do texto acima. Veja que tem o fio que vai ligado na saída dos SCR e tem o fio comum a todos os ramais. Boas festas.

  • Responder
    MAGALI CORREA DOS SANTOS

    Bom dia, realmente muito explicativa sua matéria.Só fiquei em dúvida em relação a caixa de controle.Tenho um pisca de led 300 lâmpadas e todos os fios estão arrebentados(Possui 5 fios fora o que liga a tomada).Posso soldar os fios em qualquer ordem ou tem ordem correta para soldar cada um???
    Agradeço

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Magali, Você NÂO PODE soldar os fios em qualquer ordem. Cada fio tem o seu lugar certo para soldar. Se ligar incorretamente os fios poderá queimar o módulo bem como o ramo de luzes. Você pode comparar o circuito do seu pisca-pisca com o esquema do texto e descobrir a posição correta de cada fio. Se você não tem conhecimento sobre o assunto, é mais seguro levar o pisca a uma oficina eletrônica que farão o serviço para você.

  • Responder
    Debora

    Olá… comprei um jogo de 100 lâmpadas de 127v de pisca normal. …. mas gostaria de deixá-la com todas as luzes fixas. …..soube que tem que retirar uma das lâmpadas para que isso aconteça. …. pode me ajudar?

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Debora. O que você precisa fazer é localizar a lâmpada relê e troca-la por uma lâmpada normal. A lâmpada relê se destaca por ter duas laminas internas com o filamento, enquanto a lâmpada normal tem somente dois fios internos com o filamento que acende.
      Basta você retirar a lâmpada relê e colocar no local uma das lâmpadas de reserva e assim o pisca ficará totalmente aceso. Geralmente a lâmpada relê encontra-se no início ou no fim do ramo de luzes. Caso não consiga localizar a lâmpada relê, basta ir trocando uma de cada vez.

  • Responder
    Filipe

    Marcos, no caso de fazer o jumper nos SCR pra deixar sempre acesso, é pra ligar o anodo ao anodo dos dois transistores ou em cada SCR ligar o anodo ao catodo?

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Filipe. Retire o SCR da placa, depois solde no local um jumper (fio) entre os terminais anodo e catodo. Pronto, agora o pisca ficará com os ramos sempre acesos.

  • Responder
    Felippe

    Bom dia Marcos.

    Gostei bastante da sua matéria e como tenho um pisca igual utilizei a sua dica e re-soldar os fios corretamente.

    Gostaria de saber se há possibilidade de alterar a sequência das luzes (forma que piscam ) ou deixar o pisca ligado constantemente como a opção 8 sempre.

    Obrigado.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Felippe, Não tem como modificar a sequência do ritmo, o mesmo é programado no chip, na fábrica. Nos comentários acima você encontra uma explanação de como modificar o pisca para que o mesmo permaneça sempre ligado. Bom trabalho.

  • Responder
    Claudio

    Legal o post, muito informativo. Se eu quiser por exemplo pegar um pisca de 50 lampadas e somente ligar 6, colocando diodos no lugar das outras lampadas irá funcionar? Há problema em se ligar muitos diodos em série?
    Abraço!

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Claudio, A dica de substituição por diodos, é para pisca construídos com leds e não lâmpadas (como no seu caso). Para apenas 6 lâmpadas é mais conveniente você recalcular o valor dos resistores para funcionar com as 6 lâmpadas. Neste caso você deverá saber qual é a potência de cada lâmpada para dimensionar o resistor corretamente.

  • Responder
    Greice

    Excelente matéria, parabéns! Preciso mandar consertar um pisca pisca q comprei comprei fora do brasil. Nao e exatamente um destes pisca pisca de natal de led q encontramos na 25 de marco. Sao estrelas de acrílico com leds dentro. O fio de uma delas partiu e as demais deixaram de funcionar. Acho q soldando o fio e trocando o led provavelmente voltarao

    a acender. Vocês por um acaso conhecem algum lugar que eu possa levar para consertar? Muito obrigada pela atenção.

  • Responder
    Valdinei

    Ola Marco´s. Parabens pela matéria, é de grande utilidade. Tenho uma cortina de leds fabricada por mim utilizando 2 piscas com 100 leds cada um. Até então estou usando duas caixas de comando para controlar a combinação, porém, preciso fazer alguns reparos nela e quero aproveitar para passar os controles para uma unica caixa de comando. Até ai tudo certo, tenho um certo conhecimento e saberia fazer as ligações mas, os meus piscas são diferentes: um deles possui dois ramais de 50 leds e o outro possui 4 ramais de 25 leds, mas os dois possuem 4 cores. O Pisca com 4 ramais possui resistores de 3 k até o 9º led de cada sequencia e o de 2 ramais até o 4º led. Se eu dividir as cores do pisca de 2 ramis, transformando-o em 4 sequencias e ligar junto na caixinha do pisca de 4 ramais, em paralelo, corro o risco de estar queimando os leds da sequência do pisca que possui resistores até o 4º led? Desde ja agradeço e fico aguardando sua resposta.

    • Responder
      Marco's

      Olá Valdinei, Se você ligar mais ramais na caixinha do pisca, você vai sobrecarregar o circuito, danificando o SCR original que acende e apaga o ramal. Se você pretende ligar mais ramais terá que modificar o circuito composto pelo SCR e também os diodos retificadores da fonte terão de ser substituídos para suportar o aumento de corrente no circuito. Para o SCR troque o original pelo MCR106-8 (veja o texto do post) e para os diodos retificadores da fonte utilize um que aguente 2A/600V. Os ramais você pode modificar para que todos fiquem iguais (copie o circuito) movendo a ligação dos leds e resistores, assim terá a mesma intensidade de luz em todos os ramais.

  • Responder
    Wanderlei Coelho

    Olá Amigo! Tem como fazer esta caixinha de circuito funcionar sem ser em 110/220v. Queria ligar nas luzer de um carriho e fazer com que elas piscassem diferente usando a caixinha de um pisca desses. O Carrinho funciona com 4 pilhas AA (6v)

  • Responder
    Uilton

    Prezado Marcos,
    gostaria da sua ajuda gostaria de interliga 46 redes de pisca pisca com 5 metros cada com 120 leds, o problema é que preciso interligar todas e gostaria de sicronizar os ritmos das piscadas todas iguais. Quando eu desligo os piscas piscas cada um fica com ritmos diferentes.
    Gostaria de seu auxilio pois é complicado subir na fachada e configurar 45 caixas de controle de ritmo.
    Fizemos váris extensões mas queria interligar todos em uma só tomada e com apenas uma caixa de controle de ritimo.

    • Responder
      Admin

      Sim, é possível fazer Uilton, O circuito é um tanto complexo. Futuramente vamos publicar várias modificações para pisca-pisca, inclusive para o seu propósito. Aguarde

  • Responder
    Uilton Alencar

    Prezado Cezar.

    Comprei aproximadamente uns 30 pisca pisca de 5 mts e que possui esse controle com a programação 7 programações.

    Gostaria de saber como posso fazer para interligar todos os piscas pisca usando a mesma combinação de ritimo de luzes em todos.

    fiz várias extensões e liguei só que toda vez que ligo e desligo cada um pisca pisca usa um ritimo de iluminação diferente.

    Tem como me ajudar.

  • Responder
    Cesar

    Parabéns pela matéria. Preciso de ajuda: tenho 2 cordões de pisca (100 leds em cada) que gostaria de ligar em série. Já testei os 2 cordões inteiros e a luz acaba ficando muito fraca. Se eu colocar 150 leds, será que ainda vai ficar fraca? Tensão é 127V. Obrigado.

  • Responder
    André

    Caro Marcos: Eu comprei um pisca que na caixa marca 110V na entrada, mas o esquema é igual ao mostrado, só que utiliza 4 PCR2. Estou convencido que posso ligá-lo diretamente em 220V que é a tensão lá em casa. Estou certo?

    abs

    • Responder
      Admin

      Olá André. Primeiramente ligue o pisca-pisca em 110V (utilize um transformador 110/220 caso a sua rede for 220V). Se o pisca-pisca acender com brilho total, então o mesmo é fabricado para 110V. Se acender com baixa intensidade então o pisca-pisca foi fabricado para 220V.

  • Responder
    Allan Sombra

    Primeiro parabens pela materia. Eu uso 7 pisca-pisca de LED ao redor da minha casa, eles tem 8 ritimos (a caixa de controle é muito parecido como essa de sua demostracao acho que é a mesma marca) Queria saber se tem como fazer algo na caixa de controle dele para todos ficarem no mesmo ritimo, ja que essa caixa fica alto e de dificil acesso para toda vez que eu ligo ir la e ir apertando o botao ate acertar os 7 no mesmo ritimo. DEsde ja agreco.

    • Responder
      Marco's

      Olá Allan, É possível montar um circuito (somente um) para controlar todos os ramos de leds em um só local. Você precisará alterar os diodos da fonte retificadora para 2 ou 3A bem como os SCR devem ser alterados para o MCR106-8 ou utilizar o TIC106D ambos com um dissipador de calor. Deste modo poderá ligar mais ramos de leds e controlar tudo em uma só caixinha. Em breve estaremos publicando esta alteração no site. Aguarde.

    • Responder
      Marco's

      Sim é possível, você deverá alterar alguns componentes no circuito para suportar o aumento de consumo de corrente dos leds. Inicialmente troque os diodos retificadores (D1,D2,D3,D4) 1N4007 por 1N5406, Troque também os SCR PCR406 pelo MCR106-8 e adicione um pequeno dissipador de calor no componente. Monte mais 8 ramais de leds exatamente igual ao existente e ligue 4 ramais em cada via já existente (Observe a polaridade dos leds e do conjunto). Pronto você terá um pisca com 140 leds, 5 ramais de 14 leds em cada canal. Bom trabalho.

  • Responder
    Cesar

    Muito bom, Marco’s!!!
    Fiz como você sugeriu, desliguei a o gate dos SCR e liguei o Anodo ao Katodo dos SCR com jumper e está funcionando perfeitamente, os 4 ramos de 25 LEDs (o meu tem 100 LEDs) estão sempre ligados!
    Muito obrigado!!!

  • Responder
    Cesar

    Parabéns pela ótima matéria!
    Estou precisando usar um cordão de led destes mas que fique sempre aceso (fixo), sem piscar (seria a função 7 do seu) desde a hora em que é ligado na tomada.
    Estava pensando em retirar o módulo de ritmos. Vc tem um esquema de como posso fazer as ligações diretamente sem passar pelo módulo (para a luz ficar fixa)?????
    Obrigado desde já!

    • Responder
      Marco's

      Prezado Cesar, você poderá retirar do circuito os dois SCR e soldar um jumper (fio) no local dos terminais A (anodo) e K (katodo) do SCR. Observe qual dos terminais do SCR vai ligado ao módulo de controle, este é o G (gate) deixe-o desligado e solde o referido jumper entre os outros dois terminais. Deste modo os dois ramo de leds vão ficar constantemente alimentados (acessos). Outra forma é refazer a fonte de alimentação composto pelos diodos D1 a D4 e ligar o fio comum aos dois ramos de leds ao K (katodo) do diodo D1 e ligar os fios de cada ramo de leds ao A (anodo) do diodo D4. Deste modo a nova fonte vai alimentar constantemente os ramos de leds mantendo-os sempre acesos. Não esqueça, tudo está conectado diretamente na rede elétrica, cuidado com choques elétricos.

    • Responder
      Marco's

      Caro Deoclécio. Analisando o diagrama, devemos providenciar uma tensão de 5V para o módulo de controle e os leds deverão ser todos ligados em paralelo (não mais em série com estão ligados originalmente). Em cada led deverá ter o resistor de 1k Ohm para limitar a corrente. Teoricamente deverá funcionar, talves seja necessário trocar o valor de algum resistor para adequar o circuito do pisca-pisca aos 12V. Bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>