Módulo de controle de pisca-pisca de potência

Image00001a

A pedidos dos leitores estamos publicando uma modificação no circuito original do pisca-pisca para que seja possível ligar vários ramais de pisca led a uma única saída, tendo assim um módulo de controle controlando dezenas de ramais todos com o mesmo efeito.

Iniciamos o trabalho retirando todos os SCR originais (PCR406) da placa (no nosso exemplo temos um módulo de apenas dois ramais). Retire também da placa os diodos da fonte D1, D2, D3 e D4. Limpe a resina após a retirada dos componentes.

Image00003Image00003a

Para adequar a fonte para o aumento de consumo de corrente optamos em substituir os quatro diodos (1N4007) por uma ponte retificadora (KBP206), este componente é facilmente encontrado em fontes de computadores abandonadas na sucata. Caso seja necessário aumentar o tamanho dos terminais da ponte retificadora retirada da sucata, tome o cuidado de isolar cada terminal para que não ocorra curto-circuito, neste componente temos a tensão da rede elétrica aplicada diretamente nos terminais.

Image00004Image00004a

Para o novos MCR106-8 devemos providenciar um pequeno dissipador de calor e podemos prolongar seus terminais com pedaços de fios adequados. Providencie a isolação adequada dos terminais para que não ocorra curto-circuito entre os terminais.

Image00002a

Após a adequação dos componentes passamos a soldagem na placa. Deixamos os fios longos para melhor visualização das ligações dos componentes.

Após a modificação no circuito é possível ligar 10 a 15 ramais de leds (cada ramal com 20 leds) em cada saída.

Atenção na ligação dos ramais de leds na placa, como se trata de leds, o componente possui a polaridade correta para ser ligado, observe o esquema elétrico no artigo anterior .

Marcamos os fios da seguinte forma: A= (+) fio comum para todos os ramais, B= (-) fio saída para o ramal 1 de leds, C= (-) fio de saída para o ramal 2 de leds. Rede = Fios que liga o pisca-pisca a rede elétrica.

Observe o fio que liga o circuito a rede elétrica, se o mesmo for muito fino, este deve ser substituído para um de maior bitola assim como o próprio plug.

Esta modificação pode ser feita em pisca de 2, 4, 6 ou 8 ramais de leds, basta realizar a modificação em todos os SCR no circuito.

Providencie uma caixa adequada para o novo circuito e posicione os componentes adequadamente para que não ocorram curto-circuito.

Agora com apenas um módulo você pode controlar uma grande quantidade de pisca-pisca selecionando para todos o mesmo efeito.  Bom trabalho.

Câmera digital: Nikon P510


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Módulo de controle de pisca-pisca de potência”