Módulo de controle de pisca-pisca de potência 4


Image00001a

A pedidos dos leitores estamos publicando uma modificação no circuito original do pisca-pisca para que seja possível ligar vários ramais de pisca led a uma única saída, tendo assim um módulo de controle controlando dezenas de ramais todos com o mesmo efeito.

Iniciamos o trabalho retirando todos os SCR originais (PCR406) da placa (no nosso exemplo temos um módulo de apenas dois ramais). Retire também da placa os diodos da fonte D1, D2, D3 e D4. Limpe a resina após a retirada dos componentes.

Image00003Image00003a

Para adequar a fonte para o aumento de consumo de corrente optamos em substituir os quatro diodos (1N4007) por uma ponte retificadora (KBP206), este componente é facilmente encontrado em fontes de computadores abandonadas na sucata. Caso seja necessário aumentar o tamanho dos terminais da ponte retificadora retirada da sucata, tome o cuidado de isolar cada terminal para que não ocorra curto-circuito, neste componente temos a tensão da rede elétrica aplicada diretamente nos terminais.

Image00004Image00004a

Para o novos MCR106-8 devemos providenciar um pequeno dissipador de calor e podemos prolongar seus terminais com pedaços de fios adequados. Providencie a isolação adequada dos terminais para que não ocorra curto-circuito entre os terminais.

Image00002a

Após a adequação dos componentes passamos a soldagem na placa. Deixamos os fios longos para melhor visualização das ligações dos componentes.

Após a modificação no circuito é possível ligar 10 a 15 ramais de leds (cada ramal com 20 leds) em cada saída.

Atenção na ligação dos ramais de leds na placa, como se trata de leds, o componente possui a polaridade correta para ser ligado, observe o esquema elétrico no artigo anterior .

Marcamos os fios da seguinte forma: A= (+) fio comum para todos os ramais, B= (-) fio saída para o ramal 1 de leds, C= (-) fio de saída para o ramal 2 de leds. Rede = Fios que liga o pisca-pisca a rede elétrica.

Observe o fio que liga o circuito a rede elétrica, se o mesmo for muito fino, este deve ser substituído para um de maior bitola assim como o próprio plug.

Esta modificação pode ser feita em pisca de 2, 4, 6 ou 8 ramais de leds, basta realizar a modificação em todos os SCR no circuito.

Providencie uma caixa adequada para o novo circuito e posicione os componentes adequadamente para que não ocorram curto-circuito.

Agora com apenas um módulo você pode controlar uma grande quantidade de pisca-pisca selecionando para todos o mesmo efeito.  Bom trabalho.

Câmera digital: Nikon P510

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



4 thoughts on “Módulo de controle de pisca-pisca de potência

  • Responder
    Alex Silva

    Boa noite, encontrei os componentes aqui na minha cidade, porem os MCR 106 ele não tinha, ele tem TIC 106 ou algo assim, ele disse que os MCR é meia banda e os TIC é banda inteira ou completa, como sou completamente leigo quanto a isso pergunto. Procede a informação dele? Posso substituir por esses que ele tem que vai funcionar? Obg.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Alex, A utilização dos MCR106 é necessária porque o módulo de controle consegue excitar diretamente fazendo-o conduzir. O TIC 106 é meia onda assim como o MCR106, mas o módulo não consegue excitar diretamente o TIC106 ou os TIC226. Será necessário uma modificação para poder utilizar estes componentes. O MCR106 pode ser encontrado em lojas de componentes na web. Bom trabalho.

  • Responder
    André

    Olá, decoramos nossa casa todos os anos. Sou técnico em eletrônica, e eu queria fazer toda a casa fazer o mesmo efeito, ou seja umas 5 mil lâmpadas acenderem no mesmo efeito em um unico controlador. Não tenho muito tempo pra ficar realizando testes, mas tenho vontade de fazer tudo, você tem algum MEGA projeto que eu possa montar para isso? Ou é só eu seguir a lógica e ampliar os componentes? E isso funciona tambem para os piscas de lampadas normais (não os de led) ?
    Agradeço muito se puder me tirar estas duvidas…obrigado

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá André, Para este projeto você vai precisar de um módulo de potência mais potente do que a modificação apresentada no site. O controle pode funcionar normalmente com lâmpadas ou leds, deste que a potencia total consumida não ultrapasse o máximo suportado pelo módulo de controle. É um mega projeto, mas ficará para o próximo Natal. Boas festas, continue conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *