Transforme o pisca-pisca de leds pifado em um cordão de luzes 10


Image00011

Quando ocorre um defeito no chip que comanda os efeitos no pisca-pisca de led, o pisca fica totalmente apagado e somente volta a funcionar se você substituir o tal chip de controle por outro igual. Mas nem sempre temos um para trocar, o tal chip não é vendido no mercado. Com uma modificação rápida podemos transformar o nosso pisca-pisca led pifado em um cordão de luzes fixas (ficam somente acesas). Para que funcione corretamente os ramais de leds devem estar funcionando. Esta modificação poderá ser feita em pisca-pisca 110 e 220V. Veja nosso exemplo.

pareAtenção: Pisca-pisca dá choque, tenha cuidado, em caso de dúvidas peça auxílio a um profissional em eletrotécnica.

Lista de material: 1 ponte retificadora 2A/600V (usamos a conhecida ponte retificadora KBP06 ou a KBP206, estas facilmente encontradas em fontes de computadores abandonadas na sucada. Também poderão ser utilizadas pontes retificadoras de maior amperagem.

Image00001a

Utilizando as pontes retificadoras especificadas acima, você pode ligar até 15 ramais de 20 leds.

Providencie isoladores plásticos para isolar os terminais da ponte retificadora, para isso utilize pedaços de capas retirados de fios de bitola superior. Antes de soldar introduza as capas no fio.

Image00002

Inicie a soldagem dos fios proveniente do plug da rede elétrica. Estes devem ser soldados nos terminais da ponte retificadora com a indicação (dependendo da ponte retificadora)  AC ou ~, para estes fios não há polaridade a ser observada. Observe a figura abaixo.

Image00003 ou  Image00004

Atenção: Se você adicionar muitos ramais de leds na ponte retificadora, é necessário trocar o fio do plug por um de maior bitola e o próprio plug, por um de melhor qualidade.

Diagrama eletrônico do pisca-pisca de dois ramais de leds.

esquema-pisca-pisca

Em seguida solde o fio (positivo) no terminal (+) da ponte retificadora. Geralmente o fio positivo do ramal de leds  está ligado diretamente nos diodos D1 e D3 da fonte, na placa de controle. Veja acima o diagrama eletrônico do nosso pisca-pisca.

Image00005

Finalizando, junte os fios (negativo) e solde todos no terminal (-) da ponte retificadora. Geralmente os fios (negativo) do ramal de leds estão ligados diretamente nas saídas dos SCR PCR406. Veja acima o diagrama eletrônico do nosso pisca-pisca.

Image00006

Em seguida posicione as capas plásticas para isolar cada terminal da ponte retificadora. Fixe com cola quente ou cola borracha de silicone.

Image00007

Monte a ponte retificadora na caixinha.

Image00008

Posicione os fios corretamente na guia da caixinha e coloque a tampa.

Image00009

Finalize a montagem fixando a tampa dos fios tomando o cuidado para que cada fio fique posicionado na guia para evitar que se enrolem internamente na ponte retificadora.

Image00010

Pronto, agora você tem um cordão de leds que permanecerá sempre aceso. Para tornar a caixa impermeável utilize cola borracha de silicone para vedar a caixa.

Image00011Bom trabalho. Boas festas.

Câmera Nikon P510

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



10 thoughts on “Transforme o pisca-pisca de leds pifado em um cordão de luzes

  • Responder
    Adilson

    Posso fazer esse procedimento para pisca pisca de 100 led´s, pois quero usá-lo na banca por sair bem mais em conta do que a mangueira ou a fita de led´s.
    Obrigado.

  • Responder
    fabricio

    Olá, por acaso vocês já mexeram com os pisca-pisca solares? gostaria de deixar funcionando direto.
    Eu segui alguns passos por analogia, mas ele fica algum tempo ligado e depois desliga.
    Abraço e parabéns pela página.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Fabricio, Não conheço o pisca solar, imagino que o mesmo funciona com uma bateria e a bateria é carregada através de um pequeno painel solar. Neste caso, o problema pode estar com a bateria que não armazena mais carga ou com o circuito responsável pela carga da bateria. Em muitos casos, ocorre oxidação dos terminais na bateria onde estão soldados os fios e isso dificulta a passagem da energia. Tente verificar e caso necessite faça a limpeza dos terminais da bateria retirando a oxidação com água quente e re-solde os fios nos conectores da bateria. Bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *