Limpeza controle remoto receptor digital tecsat

Limpeza do controle remoto do receptor digital da antena parabólica tecsat.

controle remoto receptor digital tecsatUm dos acessórios que mais dá problemas em nossa residência é sem dúvida os controles remotos dos equipamentos que temos. Quedas constantes, acúmulo de umidade por manter sempre nas mãos ou danos causados por animais de estimação causam um funcionamento intermitente do controle ou falha de acionamento em algumas teclas.

Hoje vamos realizar um passao a passo de como resolver pequenos problemas de funcionamento do teclado com uma limpeza completa no interior do controle remoto.

abertura-controle-remotoIniciamos o trabalho com a abertura do controle remoto, observe que este modelo possui dois pequenos parafusos que prendem as partes da tampa, retire-os com uma chave philips pequena.

Atenção : A maioria dos controles remotos são fechados com pequenos engates laterais, para abrir este modelo de controle faça da seguinte forma:

Primeiramente retire a tampa do suporte de pilhas juntamente com as pilhas do controle.

1 – Retire os dois parafusos com uma chave philips pequena.

2 – Mova a tampa inferior para baixo (veja a figura acima) para desengatar a tampa dos engates laterais e logo em seguida para cima separando as partes.

Retirado a tampa, já temos a vista, a placa do circuito do controle remoto.

Desmontagem controle remoto

O próximo passo é retirar a placa do circuito.

placa-retirada-controle

Para retirar a placa do gabinete é fácil, segure-a firmemente e puxe verticalmente para cima.

Neste modelo de controle remoto não há parafusos que prendem a placa na caixa.

Observe a posição das molas dos contatos das pilhas, para recolocar novamente em sua posição original no momento da montagem do controle.

Retirada a placa da caixa, temos a vista a membrana de borracha que compõem o teclado do controle remoto. Retiramos facilmente o teclado da tampa frontal.

placa-retirada-caixamembrana-teclado

membrana-retirada-caixacontato-membrana-controle

Observe o estado dos contatos da membrana de borracha, geralmente temos um acúmulo de sugeira entre os contatos da membrana e a placa do circuito. Em seguida realizaremos a limpeza das partes.

A limpeza das peças plásticas (caixa do controle) e da membrana de boracha poderá ser feita com água e detergente líquido (aquele utilizado na cozinha). Lave as peças e logo em seguida enxague com água limpa. Para a limpeza da membrana de borracha, utilize uma pequena escova macia (escova de dente) e detergente, logo em seguida enxague com água limpa e seque-a com papel toalha, utilize um secador de cabelos para retirar toda a umidade da membrana.

limpeza-membranalimpeza-placa

A limpeza da placa deverá ser realizada no lado onde a membrana faz o contato com a placa, para limpar utilize um pano umedecido com álcool, faça a limpeza e seque a umidade logo em seguida.

Atenção : Os contatos das teclas na placa, são impressos na placa e revestidos com uma fina camada de tinta condutora, não tente raspar neste local para limpar, não utilize borracha de apagar, palha de aço, etc… Apenas um pano umedecido em álcool é suficiente.

Após o processo de limpeza partimos para a montagem e teste do controle remoto.

montagem-membranamontagem-placa

molas-suporte-pilhas

Para montar o controle, primeiramente encaixe a membrana de boracha na tampa frontal do controle. Logo em seguida instale a placa do circuito. Cuidado com o encaixe das molas do suporte das pilhas, geralmente é encaixado em pequenas guias na caixa do controle, veja a figura acima.

Em seguida encaixamos a moldura do led infravermelho, observe a correta colocação dos engates na caixa do controle.

montagem-moldura-ledmontagem-moldura-led-frontal

O passo seguinte é a colocação da tampa inferior.

montagem-tampaColoque a tampa conforme a figura acima e deslize a tampa para frente encaixando a tampa com a mondura do led, observe se os engates laterais estão prendendo corretamente a tampa. A seguir coloque os parafusos.

Para testar o controle remoto, vá até o aparelho e teste todas as suas funções pressionando em suas teclas. Caso você não tenha o aparelho para testar no momento, você poderá fazer um teste rápido para se certificar que todas as teclas estão em perfeito funcionamento.

controle-radiocontrole-radio-teste

Para isso providencie um pequeno rádio portátil e sintonize no dial a menor frequência livre (sem emissora transmitindo em OM, por volta de 500Kz). Coloque o controle ao lado do rádio e começe a pressionar o teclado do controle, você escutará no rádio um som pulsado, tipo TU, TU,TU,TU para cada tecla pressionada. Pressione as teclas uma a uma, se não falhar nenhuma, o controle remoto está funcionando perfeitamente.

Este processo ensina você a fazer uma limpeza geral no controle remoto do seu aparelho e soluciona problemas de mau funcionamento do teclado ao pressionar as teclas. Problemas com desgaste natural, defeito ocasionado por quedas e componentes com problemas não poderão ser resolvidos apenas com uma limpeza. Veja artigos de como consertar defeitos em controles remotos.

Bom trabalho


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Limpeza controle remoto receptor digital tecsat”