Conserto placa controle remoto receptor digital tecsat 3


controle-remotoQuedas do controle remoto são frequentes,  com isso o controle remoto pode parar de funcionar devido a quebra da placa interna, dano no cristal oscilador ou defeito nos componentes do circuito, com um pouco de conhecimento podemos conserta-lo facilmente.

Neste artigo vamos esplanar o seu funcionamento e disponibilizar um tutorial de como realizar o conserto da placa do controle remoto do receptor digital da antena parabólica Tecsat.

Para desmontar corretamente este modelo de controle remoto veja este artigo.

placa-controle-remoto

Geralmente os circuitos que compõem o controle remoto, são circuitos simples, compostos de poucos componentes eletrônicos, conheça cada um deles a seguir.

componentes-placaLED infravermelho : Emite luz infravermelha, não visível ao olho humano.

Microcontrolador : Circuito integrado responsável pela geração dos pulsos de acordo com a tecla pressionada.

Cristal oscilador : Gera o trem de pulsos para o perfeito funcionamento e sincronização do microcontrolador.

Transistor acionador do LED : responsável pelo acionamento do LED infravermelho.

Componentes passívos diversos :

CR2-CR3-CR4 : Diodos de configuração do microcontrolador (apesar de usar o mesmo encapsulamento que o transistor, são apenas diodos comuns).

R1-R4 : Resistores carvão

R5 : Jumper SMD (ver texto)

C1-C2: capacitores cerâmicos

C3 : Capacitor eletrolítico, responsável por compensar qualquer flutuação da tensão das pilhas (filtro).

Microcontrolador :

O coração do circuito é composto pelo microcontrolador UPD6121G-001 e seu cristal oscilador. Veja a seguir sua pinagem e suas funções.

pino-upd6121g001Pinagem do microcontrolador UPD6121G-001:

KI0-KI7 : Entrada de informação do teclado

REM : Saída remota de pulsos para acionamento do LED

Vdd : Alimentação 2-3 volts (geralmente 3V)

SEL : Seleciona modo 64 ou 128 códigos diferentes (default=nível 1)

OSCO-OSCI : Ligado ao cristal oscilador

Vss : Ligado ao negativo (-) das pilhas

CCS : Seleção de codificação

LMP : Saída de pulsos para acionamento do LED (sem uso).

Funcionamento do circuito:

O microcontrolador trabalha num sistema de baixíssimo consumo, sempre rastreando os pinos de entrada do teclado. Quando uma tecla é pressionada no teclado, o microcontrolador entra em funcionamento total gerando um trem de pulsos no seu pino REM, este sinal chega até a base do transistor acionador do LED, o transistor por sua vez amplifica estes sinais e aplica os pulsos amplificados na forma de uma corrente pulsada no LED fazendo o led acender (piscar).

Defeitos mais comuns encontrados nos controles remotos:

O defeitos mais comuns são desgaste natural da membrana do teclado, a quebra da placa ou rompimento das trilhas, defeito no cristal, o LED pifado e por último o microcontrolador com problema. Problemas com vazamento das pilhas são frequêntes e podem comprometer a placa, este problema poderá ser solucionado com uma limpeza geral.

Encontrando defeitos:

Ligue alimentação de 3 volts no suporte das pilhas (ou coloque as pilhas no suporte), faça um teste inicial utilizando um rádio portátil em OM, sintonize por volta de 500Khz um local livre e pressione o teclado, você deverá escutar um som pulsado no radinho, (um som parecido com TU,TU,TU,TU). Este teste nos dá uma indicação que o microcontrolador e o cristal oscilador estão em funcionamento.

Não escuto nada… Pode ser problema com microcontrolador ou o cristal oscilador. Antes de trocar peças, verifique a tensão entre os pinos 6 (VDD) e 10 (VSS) do microcontrolador deverá ter aprox. 3 Volts (a mesma tensão que no suporte pilhas). A alimentação está dentro dos parametros sugiro que troque o cristal oscilador, por se tratar de um componente que dá muito problema decorrente de quedas do controle remoto.

alimentacao-microcontrolador

Se não encontrar a tensão de aprox. 3 V entre os pinos 6 e 10 do microcontrolador, verifique as trilhas que ligam o suporte de pilhas a estes pinos.

Verifique também R5 (000)  se não está aberto, este componente nada mais é que um jumper SMD e funciona também como um fusível no caso do microcontrolador entrar em curto.

Observe a qualidade das soldas nos pinos do microcontrolador, pinos com solda fria podem deixa-lo inoperante.

Eu escuto o som pulsado no radinho, mas o controle não funciona…

Verifique com um multiteste, no pino 5 (REM) do microcontrolador um pequeno sinal pulsado ao pressionar o teclado, siga este sinal até a base do transistor acionador do LED, a seguir observe no pino coletor do transistor até o terminal do LED infravermelho o sinal pulsado enquanto mantemos uma tecla pressionada, veja o esquema elétrico abaixo.

esquema-controle-remoto-tecsat

Na falta de pulsos no terminal do LED, teste ou troque o transistor, o mesmo pode estar com problemas, verifique também os resistores (R1,R4=2R0) no terminal emissor do transistor se estão bons.

Se suspeitar que o led infravermelho esteja com problema, coloque um led vermelho pequeno (3mm) no seu lugar e poderá ver os pulsos luminosos quando acionamos o controle, constatado o defeito no LED troque-o por um original.

Atenção : Este modelo de controle pode funcionar com várias codificações diferentes, no caso de estar presente os pulsos luminosos no LED e mesmo assim o controle não funciona, verifique os diodos de codificação ( CR2, CR3, CR4) e os resistores (R2, R3=220K) ligados no microcontrolador, estes componentes são responsáveis pela correta codificação do mesmo.

Após a troca dos componentes com defeito, lave a placa com álcool isopropílico para retirar a resina da solda, deixando a placa limpa, seque a umidade com um secador de cabelos.

Comprovado o funcionamento do controle faça a montagem.

Fluxograma de defeitos:

- Controle não funciona : Verificar e trocar

(sem sinal no rádio portátil ao pressionar o teclado do controle)

Suporte de pilhas com defeito, trilhas ou a placa quebrada, cristal com defeito,  microcontrolador com defeito, R5 (000) aberto.

(com sinal pulsado no rádio portátil ao pressionar o teclado)

Transistor acionador (driver) do LED com defeito, resistor (R1-R4=2R0) no emissor do transistor aberto, LED pifado.

- Funcionamento intermitente : Verificar e trocar

Solda fria nos componentes do circuito, capacitores com fuga (c1-C2), microcontrolador com problemas, diodos (CR2-CR3-CR4) e resistores (R2-R3) com problemas, cristal com problema as vezes não oscila.

- Controle só funciona perto do aparelho : Verificar e trocar

Transistor acionador do LED, LED com defeito, resistor (R1 ou R4) aberto, pilhas fracas, ferrugem no suporte de pilhas.

- Pilhas descarregam-se com frequência : Verificar e trocar

Capacitor eletrolítico (C3=47uF/10V) com fuga, transistor acionador do LED com defeito (fuga), microcontrolador com defeito.

- Algumas teclas não funcionam : Verificar e trocar

Verificar o estado da membrana de borracha (fazer a limpeza), estando com os contatos gastos troque por uma nova, verificar trilhas abertas na placa ou placa com rachadura.

Este tipo de circuito é adotado pela maioria dos fabricantes de controle remoto, trata-se de um circuito simples, de fácil conserto e seus componentes são facilmente encontrados em lojas de componentes eletrônicos.

Bom trabalho

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



3 thoughts on “Conserto placa controle remoto receptor digital tecsat

  • Responder
    Leonardo

    Muito obrigado, ajudou muito para desvendar o problema no controle remoto do meu receptor de tv a cabo.Ele estava soltando pulsos direto(luz infravermelho do led piscando direto) devido as pilhas terem estourado e o liquido dela ter fluido para o microcontrolador alem de oxidar o ferro de contado com as pilhas.Utilizei o multimetro para verificar voltagem e percebi q o microcontrolador estava zerado entao passei alcool e depois borracha nos pinos e voltou a funcionar. vlw e obrigado

  • Responder
    Sandro

    tenho um controle remoto philco, e funciona apenas algumas teclas. A membrana esta em ótimo estado,os contatos da mesma eu coloquei tinta de contato, troquei o led, o cristal e o capacitor por novos. As ilhas e trilhas estão perfeitas. o que poderia ser? Por exemplo: funciona os botões 1,2 e 3 mas o botão 4 já não funciona. E ai vai, alguns funcionam e outros não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>