Conserto de GPS Garmin 12XL

gps-garmin

Hoje vamos falar um pouco de GPS, GPS Garmin, e o mais interessante, vamos explicar como solucionar um defeito que tem sido uma dor de cabeça de muitos usuários que possuem os modelos de GPS Garmin GPS 12, GPS 12 XL, e GPS 12 XL Plus,

Do nada, sem motivo aparente, você vai usar o seu GPS, após dias,  com o mesmo parado, ou até mesmo após ter recentemente desligado ele, ao liga-lo, se depara com uma mensagem na tela ” UPLOAD NOT PRESENT “, que insiste em não sair mais, como mostramos na figura.

Esta mensagem tem ocorrido com bastante frequência nestes modelos acima citados, e há na internet muitos usuários se queixando deste problema.

Neste post vamos analizar este defeito e apresentar um passo a passo de como resolver facilmente.

Na realidade nada mais é do que uma falha na inicialização do processamento do GPS, corrompendo os dados do firmware do próprio GPS, e com isso, não possibilitando o carregamento do firmware e a consequente inicialização do aparelho.

Vamos a partir deste momento, descrever os passos para que você mesmo possa abrir seu aparelho, e através de um ” test point ” localizado na placa, provocar a reinicialização da memoria flash  carreguando uma nova cópia do firmware que está armazenado na eprom do gps.

Primeiro passo, com um estilete ou uma faquinha, introduza a mesma na fenda lateral, junção entre a carcaça trazeira e frontal do gps, e vá levantando a mesma lentamente, no começo é um pouco ” duro e dificil ” para separar as partes,  force com calma, pois ai não existe engates, e sim uma cola tipo silicone, para vedação.

Cuidado para não deixar entrar mais que alguns milímetros da faca ou estilete para o interior do gps, pois poderá encostar na placa e romper lides ( perninhas ) de processador ou outras peças.

Veja na Figura a seguir como ficará o gps após este processo.

gps-garmin-aberto

Agora, com o gps aberto, existe o chicote com vários fios, que levam alimentação, dados, etc para a placa, localize o conector CN1, na placa e puxe com cuidado o encaixe para poder separar de fato em duas partes seu receptor gps, conforme mostrado na figura a seguir.

gps-garmin-fios

Solte este conector e teremos o gps dividido em duas partes, a parte frontal, onde a placa está pressa e a parte trazeira, onde localiza-se a alimentação do gps e o chicote de ligação.

Localize agora o teste point, está ao lado do processador do GPS, olhando a placa de frente, fica localizado no canto inferior esquerdo, conforme demostrado na figura a seguir.

gps-garmin-test-point

Solde um pedaço de fio (jumper) neste test point, um pedaço de 10cm estará otimo, CUIDADO COM FERRO DE SOLDA PRÓXIMO AOS LIDES DO PROCESSADOR, para não enconstar ou sujar os lides com solda, faça conforme demonstrado na figura a seguir.

gps-garmin-jumper

Logo após soldar, localize o aterramento da placa, existe um ponto ótimo para isso nas laterais da placa, solde a outra ponto do fio neste aterramento, conforme demostrado na figura abaixo:

gps-garmin-terra

Pronto, o jumper está feito, confira se ficou igual a figura a seguir.

gps-garmin-test-point-terra

importanteAtenção:
Não retire a bateria interna do GPS, a mesma deve ser mantida, pois este processo consiste no reset da memória flash e o carregamento imediato após de uma nova cópia do firmware que será ” beckapeado ” da eprom, caso você faça o processo retirando a bateria de backup, ou a mesma possuindo carga muito baixa, todo processo de recuperação do seu gps estará comprometido.

Deixe o jumper pelo período de 3 minutos, após isso, retire o mesmo, tendo o mesmo cuidado na hora de desoldar da placa.

Após isso, reconecte o chicote de alimentação, e feche a carcaça do GPS, aconselho a usar cola Super Bonder, em pingos, espaçados a cada 2 cm de distância um do outro, na área de encaixe da carcaça frontal e trazeira. Poderá ser utilizado também cola de silicone para a vedação todal do equipamento.

Após isso, coloque três borrachas ( borrachinha de dinheiro ) bem pressas, ao redor do GPS, para que as duas carcaças sejam forçadas uma contra a outra, pois devem ficar bem juntas, para que não sobre fendas para entrada de humidade, essas borrachas devem ficar pelo menos por 3 horas, para depois serem removidas,

Isto feito, ligue seu GPS, e ele deverá reiniciar normalmente, conforme demonstrado na figura a seguir.

gps-garmin-ok

Parabéns, você conseguiu.

Não Conseguiu…?
O que relatamos acima é a solução para a maioria dos casos de mensagem de ” UPLOAD NOT PRESENT ” más não para todas, pois existem outras peças e situações que também podem causar essa mensagem, uma delas, é a atualização do firware através do site da garmin e durante o processo de atualização venha a desconectar o gps do cabo serial ou falte energia elétrica, neste caso o GPS perderá a copia de backup existente na eprom, e este procedimento descrito acima não irá resolver o problema.

Caso você não tenha tido sucesso na sua tentativa de recuperar o gps, contate uma Assistência Técnica GPS de sua confiança para que possa lhe ajudar, nós recomendamos a Assistência Técnica GPS Service para conserto de GPS Garmin ou para manutenção preventiva de GPS Garmin, receptores GPS Garmin e também de outras marcas.

O site da GPS Service é:  www.gpsservice.com.br

Bom trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Conserto de GPS Garmin 12XL”