Conserto da chave liga-desliga da iluminária de emergência

chave-iluminaria-emergencia

Após algum tempo de uso, é muito comum aparecerem problemas de mau contato em chaves de ligar e desligar os aparelhos eletrônicos. Neste post vamos detalhar como consertar problemas de mau contato na chave das iluminárias de emergência também conhecidas como luz de emergência.

chave-comutadoraAs chaves comutadoras, chaves de ligar e desligar dos aparelhos eletrônicos sofrem um desgaste natural devido ao atrito interno entre as peças metálicas, também apresentam mau contato devido a sujeira, faiscamento dos contatos  e oxidação natural do metal.

Dependendo do tipo e do aparelho eletrônico, não conseguimos encontrar no mercado uma chave nova para substituir aquela que está com problemas, a solução é conserta-la. Veja a seguir como podemos consertar este modelo de chave, também utilizada em outros tipos de aparelhos eletrônicos.

importanteRetire a tampa inferior da iluminária, logo em seguida desligue a bateria, desligue o fio do terminal positivo (+ vermelho) se achar mais seguro desligue também o fio do terminal negativo (– preto), logo após retire a bateria do local.

desmontagem-tampa-inferiorbateria

A seguir, retire a placa juntamente com o painel da chave de comutação das lâmpadas do seu guia e solte o painel retirando os parafusos no lado inferior da placa do circuito. Veja a figura abaixo.

remove-painelchave1

Com a retirada do painel, a chave está amostra para ser desoldada da placa do circuito, faça a retirada utilizando um ferro de solda de 30 Watts e um sugador de solda ou uma malha de desoldar componentes eletrônicos.

A seguir vamos abrir a chave e recuperar os seus contatos, veja o processo passo a passo.

chave-marcaAntes de começar a desmontagem da chave, faça uma marca entre o corpo da chave e a plaquinha, isso servirá de indicação para a correta montagem da plaquinha no corpo da chave.

terminal-chave1 – Com uma pinça resistente desentorte os terminais para fora do corpo da chave, estes terminais seguram a plaquinha na chave onde estão fixados os terminais da chave.

placa-chave2 – Retire a plaquinha, puxando com cuidado para baixo, junto com a plaquinha sairão os contatos móveis da chave, caso fiquem no corpo da chave retire-os com uma pinça fina. Cuidado ao pega-los com a pinça, não deverão ser amassados.

contato-movel-chavecontato-fixo-chave4 – Retire com uma pinça os contatos móveis da plaquinha e faça a limpeza dos contatos fixos na plaquinha da chave, removendo a sujeira presente, remova a sujeira dos contatos carbonizados utilizando uma lixa fina número 600. Para finalizar a limpeza lave a plaquinha com querosene e seque-a com papel toalha.

contato-movel5 – Observe o estado dos contatos móveis da chave, os mesmos devem estar limpos e sem sinal de carbonização, se necessário limpe-os com uma lixa fina 600. Para um bom contato os mesmo devem permanecer fechados quando fora da chave.

contato-movel-montado-placa6 – A seguir monte os contatos móveis sobre a plaquinha da chave. Observe a posição dos mesmos em relação ao encaixe do corpo da chave. Não é necessário colocar lubrificante no local, o contato elétrico neste local é muito importante, graxas e óleos nos contatos podem prejudicar o contato entre os terminais da chave.

montagem-placa-chave7 – Com cuidado encaixe novamente a plaquinha da chave e utilizando agora um alicate de bico, entorte os terminais para dentro prendendo novamente a plaquinha junto ao corpo da chave. Verifique se ficou firmemente presa a plaquinha, cuidado para não apertar demais os engates, ocasionando o travamento da chave.

limpeza-placasolda-chave8 – Limpe a placa removendo a resina decorrente do processo de retirada da chave e ressolde a chave no seu lugar na placa do circuito, instale o painel, coloque a chave na posição central (OFF) e por último conecte a bateria.

iluminaria-luz-emergencia

Para testar acione a chave para ligar as lâmpadas e verifique o perfeito funcionamento da iluminária mudando a posição da chave para comutar uma ou duas lâmpadas. Comprovado o perfeito funcionamento, realize a montagem final da iluminária.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Conserto da chave liga-desliga da iluminária de emergência”