Conserto de Lanterna de led com Rádio FM

Iluminárias e lanternas de leds estão cada vez mais presentes em nossas casas. Vamos analisar o funcionamento de uma lanterna de led com rádio fm e bateria interna recarregável.

Iniciamos a desmontagem da lanterna retirando a tampa frontal, com cuidado solte a lente frontal girando no sentido anti-horário, (tome o cuidado para não permitir o giro do conjunto de leds junto com a lente, isso pode causar a quebra dos fios internamente).

Para abrir completamente a lanterna solte os parafusos como indicado na figura ao lado e com cuidado separe as partes.

Na figura ao lado, temos os circuitos que compõem a lanterna de led.

Placa do rádio FM e o alto falante, circuito carregador da bateria e a bateria, lente com o conjunto de leds.

Placa do Rádio FM

O circuito do rádio FM é composto pelo circuito integrado SC1088, trata-se de um circuito integrado muito usado em rádios portáteis mono, apresenta boa sensibilidade e seletividade na recepção das estações de rádio FM.

O circuito possui o amplificador de audio separado do receptor FM, neste projeto é usado o circuito integrado UTC2822 para amplificação do audio, oferece boa qualidade de audio com baixo consumo.

Defeitos mais comuns no circuito:

O rádio não sintoniza as emissoras:

O circuito integrado SC1088 é o corração do receptor FM, antes de condenar o C.I. verifique  a tensão entre os pinos 4 (+) e o pino 14 (-) no circuito integrado, deve ter aproximadamente 3V. Resolde os componentes da placa para solucionar possíveis problemas com solda fria.

Barulho (estalos) e cortes no som ao aumentar ou diminuir o volume:

Este problema está relacionado com o controle de volume do circuito, para resolver o problema, solte o parafuso do botão de controle de volume, em seguida retire a capa plástica do potenciômetro. Aplique uma porção de spray limpa contatos, tente limpar a pista de carvão com contonete umedecido com o limpa contatos.

Atenção: Não é aconselhável utilizar spray lubrificante.

Após a montagem, realize o teste, se o barulho não desapareceu, troque o potenciômetro por um novo de igual valor.

Sem audio no alto falante (mudo):

O circuito integrado UTC2822 é responsável pela amplificação do audio proveniente do receptor de FM. O sinal de audio sai do pino 2 (VcAF) do C.I. SC1088, passa pelo controle de volume e é aplicado no pino 7 do C.I. UTC2822 sendo retirado para o alto falante pelos pinos 1 e 3. A alimentação é aplicada nos pinos 2 (+) e 4 (-) sendo aproximadamente 3V. Solda fria nos terminais do C.I. podem causar cortes no som e som distorcido quando em alto volume.

Placa do carregador da bateria

O carregador da bateria recarregável é um circuito retificador de onda completa sem transformador, isto é, a corrente elétrica (110/220V) é aplicada aos diodos retificadores através de um capacitor de poliester, promovendo uma corrente de pequena intensidade para a carga da bateria.

O tempo de carga total da bateria é de aproximadamente 12 horas, para prolongar a vida útil da bateria recarregue a bateria somente quando os leds apresentarem luminosidade fraca.

Este modelo de lanterna de led não possui nenhum tipo de proteção ou fusível em caso de curto nos diodos (1n4007) ou no capacitor de poliester. É aconselhável soldar um pequeno fusível de vidro (0,25 A) na entrada da rede elétrica. Veja a seguir.

Solte um dos fios proveviente do plug de entrada da rede elétrica, em seguida solde um pequeno fusível de vidro de 0,25 A (250 mA), antes de soldar o fio no fusível, insira uma capa plástica no fio, logo após, solde o fio no fusível e puxe a capa plática sobre o fusível proporcionando a isolação para o fusível.

Após esta modificação adicionamos uma proteção ( o fusível de 0,25 A) em caso de ocorrer algum problema no circuito de entrada da lanterna.

Defeitos mais comuns no circuito:

O defeito mais comun encontrado neste tipo de circuito é os diodos (1n4007) em curto ou aberto e o capacitor de poliester (680 nF) aberto (sem capacitância).

Outro problema é a oxidação da solda nos terminais da bateria, neste caso a bateria não carrega completamente e a luminosidade dos LEDs permanece fraca mesmo depois de recarregado a bateria.

Placa de LEDs

A placa de LEDs é formada por dois grupos de 6 LEDs ligados em paralelo, deste modo temos dois níveis de luminosidade sem aumentar ou diminuir a corrente aplicada no LED. No primeiro estágio, de menos luminosidade, apenas 6 LEDs ficam ligados, no segundo estágio temos 12 LEDs ligados proporcionando a luminosidade máxima.

O defeito mais comun encontrado neste circuito é a queima dos resistores R10 e R11, ambos (15 ohms) e a queima dos LEDs em particular, além de problemas de mau contato na chave  seletora de luminosidade.

Para solucionar problemas com a chave seletora veja este post. Conserto da chave liga-desliga. Bom trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 pensamentos em “Conserto de Lanterna de led com Rádio FM”