Alterando a ciclagem de rádios relógios importados

Rádio relógio importado

Analisaremos a seguir o funcionamento do circuito do relógio.

Ao comprar um rádio relógio importado (made in China), deparamos com um pequeno problema, quando ligado em redes de 220 volts no Brasil, o mesmo passa a adiantar-se da hora normal.

Isto é, a cada 50 segundos passados ele conta 1 minuto.

Etiqueta de informações técnicas

Verificamos na etiqueta do aparelho que o rádio relógio funciona com tensão 110v/60Hz e 220v/50Hz. Deste modo ao utilizar o aparelho em redes de 110v, o aparelho funcionará perfeitamente, mas ao utilizar em redes 220v o aparelho passará a funcionar com o ajuste de ciclagem em 50Hz e começará a adiantar-se. A maioria dos rádios relógios são construídos para trabalharem utilizando a ciclagem da rede elétrica como base de tempo, isto é: a rede elétrica no Brasil alterna sua polaridade 60 vezes por segundo, o circuito controlador do relógio consegue contar estas alterações de polaridades e a cada 60 pulsos é contado 1 segundo. Quando trabalhando em 50Hz, a cada 50 pulsos o mesmo conta 1 segundo. O que precisamos fazer é travar o funcionamento do circuito, quando ligado em redes de 110 ou 220v o circuito sempre trabalhe com a ciclagem de 60Hz.

Rádio relógio desmontado

Deduzimos então que, a chave seletora de tensão, também seleciona a ciclagem de funcionamento do rádio relógio, verificamos sua ligação interna e seu funcionamento.

Chave seletora de tesão e ciclagem

Neste modelo de aparelho, a mesma chave seletora de tensão também faz a seleção da ciclagem da rede para o funcionamento do circuito de tempo do rádio relógio, deste modo quando está na posição 220v faz o circuito trabalhar em ciclagem da rede de 50Hz e quando em 110v, abre a ligação passando para 60Hz.

Chave seletora de tensão e ciclagem da rede

IMPORTANTE: Observe a chave seletora. Trata-se de uma chave dupla, são duas chaves em um mesmo invólucro, uma fila de terminais seleciona a voltagem da rede (fios: vermelho, preto e preto) e a outra fila de terminais seleciona a ciclagem da rede (fios: vermelho e branco). Ambas não tem ligação entre si.

Circuito integrado sc8560

Observamos que os fios conectados na chave de seleção da ciclagem, estão conectados diretamente aos pinos 25 e 26 do circuito integrado SC8560, e de acordo com o fabricante do circuito integrado, quando estes pinos estão interligados o C.I. SC8560 passa a trabalhar com a ciclagem de 50Hz, quando aberto (sem ligação) ele trabalha com ciclagem de 60Hz.

Chave seletora de tensão modificada

Vimos anteriormente; para o aparelho passar a funcionar com ciclagem de 60Hz, temos que manter os pinos 25 e 26 do C.I. sempre em aberto (sem ligação), deste modo, apenas temos que desligar os fios da chave seletora de ciclagem e o circuito do relógio passará a funcionar sempre em 60Hz, independente da posição da chave seletora de voltagem da rede. Agora o relógio está travado permanentemente em 60Hz.

Circuito integrado sc8560 modificado

Para terminar o nosso trabalho, cortamos os fios vindo da chave seletora de ciclagem, evitando um possível curto interno no circuito do aparelho.

Rádio relógio modificado

Realizada a modificação, comprovamos o seu funcionamento, basta ligar o aparelho e verificar a passagem de 1 minuto, para isso utilize para comparação um relógio qualquer em perfeito funcionamento, verá que a cada 60 segundos ele passa a contar 1 minuto e não mais a cada 50 segundos..Desligue o aparelho e realize a montagem.

Obs: Alguns modelos de rádios relógios importados (raros casos) trazem a chave seletora de ciclagem separada da chave de voltagem da rede elétrica. Deste modo basta passar a chave de ciclagem para 60Hz sem precisar realizar qualquer alteração interna no aparelho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *