Receptor de parabólica som com ruido e imagem com chuvisco


Um defeito muito comum em receptores de parabólicas analógicos é a falha dos controles de sintonia dos canais, resultando em uma imagem com chuvisco ou som com ruído intermitente. O defeito do nosso receptor em questão consiste em sair de sintonia o som, ficando mudo ou em muito casos com ruído. Podemos realizar facilmente o conserto do receptor, seguindo os passos descritos neste artigo.

Placa receptor parabólica tecsat

Retiramos a tampa, soltando os parafusos na parte inferior do aparelho, logo após realizamos uma limpeza geral com ar comprimido ou com um pincel macio, retirando toda a poeira acumulada internamente. Uma observação detalhada da placa do aparelho, muitas vezes podemos encontrar possíveis indícios de problemas que as vezes não são notados quando o aparelho está em funcionamento.

Solda tricada na placa

Neste caso o exame detalhado da parte inferior da placa, revelou uma solda trincada nos terminais do conector que liga o receptor com o televisor. Neste caso a resoldagem dos terminais com solda apropriada sanou um dos problema do receptor. O aparecimento intermitente de chuvisco na imagem. Agora temos uma imagem estável com boa qualidade.

A imagem é perfeita, mas o som continua a sair de sintonia, assim que sintonizamos um canal o som desaparece, logo aparece ruídos. Tentamos a sintonizar no botão do painel frontal e logo sai de sintonia novamente.

Painel do receptor tecsat

Receptores de TV via satélite analógicos possuem em seu painel frontal diversos, controles que são acionados manualmente. O controle filter, audio, sintonia dos canais, skew, chave de polarização e chave power.

Potenciômetro de controle do áudio

Observamos que o problema é com o controle do som (audio) que sai de sintonia constantemente deixando o som ruidoso. Com o passar do tempo a poeira e os intempéries provocam mau contato internamente neste tipo de controle, também chamados de potenciômetros, observando a figura ao lado e percebemos uma abertura na parte superior do petenciômetro, é por esta abertura que a poeira penetra no componente gerando um mau funcionamento (mau contato interno).

Lubrificacao do potenciômetro

A solução consiste em injetar através da abertura no potenciômetro uma certa quantidade (sem exagero) de spray limpa contatos, esta solução realizará a lubrificação e a limpeza interna no componente restaurando o seu funcionamento. O spray limpa contatos evapora rapidamente deixando o potenciômetro limpo e lubrificado. Aproveitamos e injetamos o spray em todos os controles do receptor, deste modo garantimos um perfeito funcionamento de todos os controles do aparelho.

Potenciômetros dos controles no painel do receptor

Após a lubrificação dos controles do receptor, realizamos a limpeza do lubrificante, em caso de exagero na quantidade aplicada. Agora é só testar para ver se o problema foi solucionado.

Na maioria dos defeitos relacionados a mau funcionamento dos controles dos aparelhos eletrônicos, uma boa limpeza e a lubrificação dos mesmos com um limpa contatos tende a resolver o problema.

Ao realizar corretamente os passos descritos acima e o problema continuar, então concluímos que o componente pode estar com defeito e precisa ser substituído por um novo. Neste caso com um pouco de experiência em solda com ferro de soldar, você mesmo poderá fazer a substituição do componente sem maiores complicações.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>