Imagem com chuvisco. Limpe seu videocassete, salve suas fitas em dvd.

Videocassete VHS

Com o surgimento do DVD, o videocassete ficou esquecido, e milhões de fitas se deterioram com o passar do tempo, filmagens de casamentos, festas, o nascimento dos filhos poderão se perder se não for digitalizado em DVD o mais depressa possível. Passar as velhas fitas para um DVD exige tempo e cuidados com o material. O videocassete por diversas vezes precisará ser limpado para garantir a qualidade na imagem no decorrer da digitalização, fitas com um grau avançado de deterioração depositam sujeira no sistema de leitura do videocassete que deverá ser limpado com frequência até o término da edição da fita.

Apresentarei um passo a passo de como realizar corretamente a limpeza do mecanismo do seu videocassete. Opa… meu videocassete é autolimpante… Mesmo assim é necessário, porque o autolimpante não realiza a limpeza total do mecanismo onde passa a fita, sendo necessária realizar uma limpeza manual.

Realizaremos nosso passo a passo, utilizando um modelo que possui um mecanismo comum, muito utilizado também em outras marcas.

Videocassete de uso doméstico, padrão VHS-C. Limpeza do mecanismo, cabeças de controle e Imagem.

Com o aparelho desconectado da tomada, retiramos a tampa superior, solte os parafusos laterais e os traseiros se existir.Agora podemos ver o mecanismo parcialmente, a região onde precisamos realizar a limpeza não está visivel, neste modelo a placa do circuito está cobrindo parte do mecanismo. Neste modelo temos que soltar a placa do circuito também.Solte os parafusos que prendem a placa do circuito no chassis, veja a figura abaixo.

Placa do videocassete

Com a placa do circuito solta e suspensa, temos acesso total ao mecanismo do videocassete, tome cuidado ao manusear os cabos flexíveis para não soltarem de seus conectores, estes cabos são apenas encaixados nos conectores e podem sair com facilidade.

Mecanismo do videocassete

Ligue o videocassete na tomada e coloque uma fita para rodar, o mecanismo carrega a fita até o cilindro central (cabeçote de vídeo) e começa a reproduzir a imagem, neste momento você pode ver todo o trajeto da fita, é todo este percurso que deverá ser limpo para que tenhamos uma imagem e som perfeitos no televisor. A sujeira depositada nas partes do mecanismo, podem ocasionar problemas nas gravações de fitas virgens, não sendo possível assistir o que foi gravado, manter o mecanismo sempre em perfeito funcionamento garantem a gravação e a reprodução das fitas com qualidade total em som e imagem.

Percurso da fita no mecanismo do videocassete

Componentes do mecanismo no videocassete

Pressione eject e aguarde o descarregamento da fita.

RETIRE A FITA E DESLIGUE O EQUIPAMENTO DA TOMADA. Observe na figura ao lado os pontos de limpeza de acordo com o trajeto da fita, todos estes pontos devem ser limpos com álcool isopropílico (encontrado em farmácias) utilizando cotonetes ou um pano macio que não solte fiapos.Começe limpando o poste de entrada, em seguida, a cabeça apagadora total, o poste de saída, a cabeça de controle e som, o capstan e o rolo pressor. A limpeza do cilindro merece uma atenção especial como veremos adiante.

Limpeza do poste de entradaLimpeza da cabeça apagadora totalLimpeza da cabeca ctl, capstan e rolopressor

Limpeza do poste entrada. Limpeza da cabeça apagadora total e do guia da fita. Limpeza da cabeça de controle (CTL), som, capstan, rolo pressor e poste saída.

Cilindro

LIMPEZA DO CILINDRO: O cilindro se divide em duas partes. Na parte superior temos o cilindro giratório onde estão as cabeças de vídeo. Na parte inferior temos o motor que está preso ao chassis do mecanismo. A limpeza deve ser feita em ambas as partes como descrevemos a seguir

Primeiramente limpe a parte inferior (parte fixa) do motor do cilindro, observe a presença de sujeira no friso do percurso da fita, toda a sujeira deve ser retirada com um cotonete umedecido em álcool isopropílico.

Atenção : Tome o cuidado de não tocar o cotonete nas cabeças de leitura do cilindro giratório, para não encher de fiapos de cotonete, a limpeza do cilindro superior NÃO deve ser realizada com cotonete ou algo similar.

Limpeza do motor no cilindro

Papel utilizado em impressoras

Para a correta limpeza do cilindo superior giratório, utilizaremos tiras de papel branco (papel A4 utilizado em impressoras) umidecidos em álcool isopropílico. Dica : Utilize uma tira dupla de papel, fica mais facil de segura-lo contra o cilindro no ato da limpeza.

Segure a tira de papel na vertical umedecido em álcool isopropílico com o polegar e o dedo indicador. Com o dedo indicador precione levemente a tira de papel contra o cilindro giratório. Em seguida com a outra mão, gire o cilindro devagar de modo que as cabeças de leitura passem várias vezes pelo papel umedecido em álcool isopropílico.

Limpeza do cilindro superior

Limpeza do cilindro superior

Realize o procedimento trocando por diversas vezes o papel por um pedaço limpo ou quando notar que o álcool secou, no papel perceberá a sujeira que estava depositada nas cabeças de leitura e gravação da imagem.

ATENÇÃO : Não realize movimentos verticais para limpar o cilindo giratório, apenas mantenha o papel fixo e gire o cilindro vagarosamente; movimentos de limpeza verticais poderão quebrar a frágil cabeça de leitura e gravação e o cilindro ficará inutilizado. Se você é do tipo suador, convém utilizar uma luva de tecido para manusear o cilindro, evitando assim a oxidação futura do mesmo. JAMAIS FAÇA ESTE PROCEDIMENTO COM O VIDEO CASSETE EM FUNCIONAMENTO OU COM O CILINDRO GIRANDO EM ALTA VELOCIDADE.

Observe no papel a sujeira que estava depositada no cilindro, realize a limpeza por diversas vezes, até notar que não esteja mais saindo sujeira no papel.

Papel sujo

Este procedimento de limpeza, também poderá ser realizado em filmadoras que utilizam fitas e gravadores DAT com cilindro giratório.

Pronto. Feita a limpeza coloque uma fita em bom estado e comprove os resultados, caso a imagem não aparecer com qualidade normal realize novamente todo o procedimento. Este método resolve apenas problemas na imagem ocasionado por sujeira no trajeto da fita no momento da leitura ou gravação de vídeo e som. Outros defeitos, ou desalinhamento do mecanismo somente poderão ser solucionados em uma oficina especializada.

Quando estiver digitalizando fitas antigas será necessário realizar a limpeza, quando a imagem perder a qualidade. Não utilize fitas que estejam amassadas, isso poderá quebrar as cabeças de leitura e gravação inutilizando o cilindro.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 pensamentos em “Imagem com chuvisco. Limpe seu videocassete, salve suas fitas em dvd.”