Recuperando unidade CDROM-DVDROM


Descrevemos passo a passo como recuperar unidades de CDROM/DVD usadas em microcomputadores.

Este método descrito, seguido corretamente, resulta na recuperação e funcionamento destas unidades com resultados satisfatórios, não sendo necessária a sua troca.

Advertência: Nunca olhe diretamente para a lente da unidade ótica, para ver se o laser está acendendo, a emissão laser pode causar danos irreparáveis a visão.

retira gaveta do cdrom

Com a gaveta do CDROM semi aberta retiramos a tampa da gaveta do CD, geralmente a tampa é encaixada de cima para baixo na gaveta, observe os prendedores no lado de baixo da gaveta antes de forçar a tampa para desencaixa-la.

Retirando a frente da unidade cdrom

Retiramos a moldura (painel) da frente do CDROM, observe na figura ao lado os encaixes nos quatro lados, destrave com cuidado os prendedores da moldura, retirando-a.

Solte os parafusos na tampa inferior

Após a retirada do painel, observe, neste modelo de CDROM, na tampa inferior da unidade, possui quatro parafusos, solte-os para liberar a tampa inferior.

Retirada a tampa inferior Retirada a tampa superior

Com a retirada da tampa inferior e da tampa superior da unidade de CDROM, ja podemos observar, a placa principal e o mecanismo com a unidade ótica.

Retire o suporte magnético do disco

Retire agora o suporte superior do disco (CD), soltando os dois parafusos como mostra a figura.

Trava da gaveta

Após a retirada do suporte superior do disco (CD), puxe vagarosamente a gaveta do CD totalmente para fora, obseve na figura ao lado, neste modelo de unidade de CDROM, existe duas travas fim de curso, com cuidado destrave a gaveta do CD e puxe para fora, até sair a gaveta do mecanismo que abre e fecha a gaveta do CD.

O proximo passo, é a liberação da unidade ótica do suporte, faremos em três etapas:

Retirada da unidade óptica

A = Com cuidado solte o cabo flexível da unidade ótica, empurrando para trás as duas linguetas do conector flat.

B = Solte os parafusos indicados, para liberar a guia da unidade ótica.

C = Solte os parafusos indicados, para liberar o eixo deslizante, neste momento a unidade ótica estará livre.

unidade óptica

Com a unidade ótica liberada do mecanismo, solte os parafusos indicados na figura ao lado, soltando a cremalheira da unidade ótica. Não toque na lente da unidade ótica.

Trimpot ajuste da unidade óptica

A maioria das unidades óticas possuem ajustes que otimizam o seu funcionamento, o que garante seu funcionamento com boa durabilidade. Ao modificar esses ajustes podemos causar um desgaste prematuro do emissor laser, com isso um dano irreparável ao mesmo. Este ajuste é feito na fábrica de acordo com as especificações técnicas e não deve ser alterado.

Unidade óptica livre

Com a unidade ótica desmontada, estará pronta para a remoção da sujeira que se instala dentro do conjunto de espelhos e lentes que formam o sistema de leitura dos discos CD.

Vasilhame 1/2 litro

Prepare num vasilhame 1/2 litro, uma colher de detergente líquido neutro dissolvido em água.

Unidade óptica no detergente

Em seguida, mergulhe a unidade ótica na solução com detergente e deixe por 5 minutos, em seguida segure a unidade ótica e movimente dentro da solução por mais 10 minutos, formando um turbilhão na água igual a máquina de lavar roupa. Feito isso enxague a unidade ótica por três vezes, retirando todo o detergente usado. Neste processo a poeira que se encontrava depositada nos espelhos e lentes internas na unidade já foram removidas, em alguns casos nota-se um brilho mais intenso na lente superior da unidade ótica.

Secagem da unidade óptica Secagem final com secador de cabelos

Após lavar o detergente, retire o excesso de água com um papel toalha, em seguida com um secador de cabelo, por 15 minutos, seque a unidade ótica sem parar, não aqueça demais a unidade ótica, (use o secador na temperatura mínima). Não utilize ar comprimido, para secar a unidade pois poderá danificar o sistema de suspenção da lente superior.

Limpeza das engrenagens e correias

Como estamos fazendo a manutenção completa da unidade de CDROM, devemos dar atenção a outros detalhes importantes para o bom funcionamento do conjunto. A correta limpeza das polias e engrenagens do sistema de carregamento, proporciona o suave, open e close da gaveta do CD, observe a correia de borracha, se estiver muito folgada ou apresenta rachaduras, troque-a por outra de igual tamanho.O local onde trabalha a correia de borracha deve estar isenta de sujeira e óleos, limpe as correias e as polias com álcool isopropílico.

Limpeza das engrenagens Limpeza das cremalheiras Limpeza da cremalheira da gaveta

Verifique também se não há sujeira nas engrenagens e cremalheira, no sistema de avanço da unidade ótica, e também na cremalheira situada na parte inferior da gaveta do CD.Corpos estranhos entre os dentes destas partes podem ocasionar erro ou lentidão no processo de leitura de um CD.

Lubrificação

Fazemos agora a lubrificação das partes deslizantes do mecanismo, aplica-se com um pincel pequeno graxa de silicone, nas partes indicadas na figura ao lado. No eixo guia e no suporte de apoio da unidade ótica (em verde), aplica-se vaselina líquida. Não exagere na quantidade, pois poderá afetar outras áreas da unidade. Em seguida encaixe o cabo flat no conector da unidade ótica, travando-o com a lingueta do conector.

Montagem da gaveta

Com o mecanismo já montado, podemos fazer um teste inicial de funcionamento, open/close da gaveta e o correto posicionamento inicial da unidade ótica. Conecte um conjunto de caixas amplificadas na saída de fone frontal e coloque um CD de áudio no compartimento da gaveta, precione a tecla play no painel da unidade e verifique o correto funcionamento da unidade ótica no momento da leitura do CD.

Descrevemos agora o correto funcionamento do sistema mecânico da unidade de CDROM.

No momento encontramos a unidade de CDROM sem CD, o mecanismo encontra-se na posição STOP, ao pressionarmos a tecla EJECT no painel frontal, primeiramente acontece o movimento da unidade ótica para trás em seguida a abertura da gaveta.

Posicionamento da unidade óptica

No momento que pressionamos novamente a tecla EJECT no painel frontal, a gaveta é fechada, em seguida a unidade ótica avança para o centro do disco. Então no centro do disco, o emissor laser é acionado e a lente começa o processo de focalização do disco, subindo e descendo a lente. No momento em que o disco é focado, o disco começa a girar, iniciando o processo de leitura. Na ausência de disco (CD) na gaveta, o processo de focalização ocorre normalmente, como o disco não é encontrado, o sistema entra em modo STOP, e o emissor laser é desligado.

Levamos em consideração que a unidade de CDROM apresentava deficiência na leitura de alguns CDs. Faça sempre um teste inicial de leitura, para detectar se realmente ouve uma melhora no rendimento depois que a unidade foi limpa. Este processo apresentado apenas resolve problemas decorrente do acúmulo de sujeira nos espelhos, lentes e nos fotodiodos internos na unidade ótica. Problemas com desgaste natural devido ao tempo de uso da unidade de CDROM ou um defeito em seu circuito eletrônico, não poderá ser resolvido, a menos que a unidade ótica seja trocada.

Os componentes internos da unidade de CDROM são sensíveis a descarga de eletricidade estática, cuidados a respeito devem ser tomados.

Nunca olhe diretamente na unidade ótica para ver se o emissor laser está acendendo, poderá causar danos irreparáveis a visão.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>