Conserto ventoinha fonte computador 12cm


Fonte de computador Mtek

Algumas empresas adotaram na montagem de seus computadores, fontes com ventoinhas de 12cm, com maior tamanho, estas ventoinhas trabalham mais silenciosas porque não precisam de alta velocidade para extrair o ar quente do interior do gabinete. Muitas vezes são difíceis de encontra-las no comércio local quando apresentam problemas precisamos troca-la imediatamente porque a fonte não pode trabalhar sem a ventoinha de refrigeração. É possível conserta-las sem muito trabalho. Leia mais.

As fontes de computadores podem apresentar problemas se trabalharem com a temperatura muito alta, por isso é instalado no seu interior uma ventoinha ( cooler ) que ajuda na refrigeração dos dissipadores de calor para os componentes eletrônicos de potência. Sem estas ventoinhas os dissipadores de calor seriam enormes, consequência disso teríamos gabinetes gigantescos para os desktops.

Algumas empresas utilizam ventoinhas de 12 cm, muito maior, comparada com as tradicionais de 8 cm, em muitos casos difíceis de serem encontradas no comércio local. Para resolver o problema temos duas opções: adaptar uma de 8 cm ou consertar a de 12 cm.

Ventoinha de 12cm e 8cm

Constatado o problema ( queima da ventoinha ) o primeiro passo é retira-la do interior da fonte, observe na figura acima que a ventoinha sofreu um superaquecimento, talvez ocasionado pelo regulador ou a bobina que entrou em curto-circuito.

Neste caso a ventoinha não gira, ocasionando o superaquecimento da fonte de alimentação computador.

Para desmontar a ventoinha retiramos o adesivo e a tampa de vedação do eixo do rotor.

Com cuidado,  retire com uma agulha,  a chaveta plástica, agora é só retirar o rotor puxando as hélices para fora.

Chaveta do rotorChaveta plásticaVentoinha desmontada

Desmontada a ventoinha, e constatado que o defeito está na parte eletrônica da ventoinha, realizaremos a substituição do circuito eletrônico.

Para realizar o conserto vamos utilizar o circuito eletrônico de uma ventoinha de 8 cm, isso mesmo, se observar atentamente podemos comprovar que a diferença entre as ventoinhas está apenas no comprimento das hélices e no corpo da ventoinha, a parte eletrônica é igual. Observe as figuras abaixo.

Diâmetro interno do rotor - 12cm Medida interna rotor - 8cm

Medida do eixo do rotor - 12cm Medida do eixo do rotor - 8cm

Selecione uma ventoinha de 8 cm que tenha uma velocidadede rotação alta, existem ventoinhas de 8 cm que giram mais devagar que outras, essas não servem. O passo seguinte é retirar o “miolo eletrônico” da ventoinha, para isso retire os fios da plaquinha eletrônica e depois puxe vagarosamente girando o miolo até soltar… ele é só encaixado no eixo central do corpo da ventoinha. Retire também o “miolo eletrônico” da ventoinha com defeito.

Placa eletrônica da ventoinha 8cmPlaca eletrônica retirado do eixo do rotor 8cmPlaca eletrônica 8cm

Agora é só encaixar o “miolo eletrônico” da ventoinha de 8 cm no corpo da ventoinha de 12 cm e realizar a montagem do rotor.

Preste atenção,  se ao girar o rotor com a mão, não raspe em nada, o rotor deve girar normalmente. Não esqueça de realizar a lubrificação do eixo do rotor, utilize uma gota de óleo para máquinas.

Coloque a chaveta de retenção no eixo do rotor, solde novamente os fios na plaquinha e teste, ligando-a em uma fonte de 12 Volts/DC… Cuidado com a polaridade.

Placa eletrônica montadaVentoinha montada 12cm

Comprovado o perfeito funcionamento da ventoinha, agora é só instalar novamente a ventoinha no interior da fonte do computador.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>