Conserto de Monitor LCD LG Flatron W2253V – Liga e apaga a tela


Monitor LG W2253VDepois de muito tempo em uso, o nosso monitor começou a apresentar um problema intermitente. Ao ligar o computador o monitor mostra a tela de inicialização do sistema Windows e apaga. Monitor parmanece ligado mas com a tela escura.

Depois de muito insistir (ligando e desligando) o monitor começa funcionar normalmente com algumas variações rápidas de intensidade na luminosidade (a tela parece piscar) e logo que aquece o defeito desaparece. O problema é que não podemos ficar esperando até a imagem aparecer para conseguir trabalhar, a solução foi descobrir o que pode estar acontecendo.

Com muito cuidado vamos retirar a tampa traseira  do monitor, esta tampa não possui parafusos, é totalmente encaixada com engates plásticos e é difícil de desencaixar.

Removendo a tampa traseira do monitorPara conseguir abrir o monitor utilize uma lâmina de faca resistente e introduza na fenda, com um pouco de esforço na tampa desencaixe aos poucos os engates. Deixe a parte de baixo do monitor por último. Ufa, conseguimos, deu trabalho para soltar esta tampa.

Removida a tampa temos o circuito totalmente blindado em um gabinete de metal. Não precise se preocupar com o circuito. O problema é muito simples de resolver e não será necessário desmontar o gabinete metálico para resolve-lo.

Como falei não se trata de um defeito no circuito eletrônico e sim de um problema de umidade nos conectores do circuito gerador de alta-tensão que liga o circuito a lâmpada que ilumina a tela (LCD).

Conector da lâmpada do displayFuga interna de alta-tensão no display LCD

O problema é que esta umidade faz ocorrer uma fuga de alta-tensão no conector na placa do circuito gerador de alta-tensão para a lâmpada do LCD e ou dentro do LCD fazendo com que o circuito se desligue automaticamente apagando a iluminação do LCD. Se você prestar atenção, num ambiente escuro ainda poderá ver a imagem normalmente na tela.

No nosso caso ao ligar o monitor observamos a existência de uma pequena fuga de alta-tensão intermitente no cabo que entra no LCD. Como não é possível desmontar o display, para resolver o problema sopramos ar quente (temperatura média) com um secador de cabelos pelo orifício onde entra o cabo para dentro do display, desta forma conseguimos eliminar a umidade existente e a fuga de alta-tensão desapareceu.

O monitor voltou a funcionar normalmente. Bem, se o problema persistir, a solução é a troca do display. O novo display possui embutido internamente a lâmpada que ilumina o LCD, neste caso basta apenas conectar os conectores corretamente na placa fixada no gabinete metálico.

Tampa traseira do monitor LG W2253VAgora é só encaixar novamente a tampa no monitor e pronto. Bom trabalho.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>