Conserto de Monitor LCD LG Flatron W2253V – Liga e apaga a tela (parte2) 3


Monitor LG W2253VBastou ocorrer a mudança no clima e o problema voltou novamente a tela acende e apaga. Nosso monitor está condenado, a substituição do display é eminente, a menos que…

Isso mesmo, vamos desmontar o display e resolver o problema de uma vez. Bem, se você é do tipo técnico nervoso, aconselho, tenha muita calma nesta hora. Antes de começar, respire fundo e leia todo o post para saber o que precisa ser feito para resolver o problema definitivamente.

Lista de material a ser utilizado:

– Cola borracha de silicone (NÂO utilizar cola Super Bonder ou outras)

– Fita dupla face e fita crepe ou isolante (utilizada para prender os fios e cabos)

Inicialmente retiramos a tampa traseira do monitor, veja no post anterior o procedimento mais adequado. Desta vez, utilizamos uma lâmina de faca mais dura e conseguimos retirar a tampa com mais facilidade.

Blindagem metálica do circuitoRetirada a tampa traseira do monitor temos o acesso ao circuito eletrônico da fonte e da placa lógica do monitor que está protegido no gabinete metálico, o passo seguinte é desconectar o flat cable (cabo chato), os cabos da lâmpada do LCD e o cabo do teclado.

Conector da lâmpada do LCDConector Flat Cable

Para retirar o circuito, primeiro desconecte os cabos da lâmpada do LCD, para soltar levante a trava e puxe no conector. Para soltar o flat cable, pressione as travas como indicado e puxe o conector para trás diretamente. Nunca puxe os cabos pelos fios, isso poderá romper o cabo, inutilizando-o. Em seguida, desconecte o cabo do painel e retire o conjunto blindado do circuito.

Parafusos no monitor

Retire o display da moldura frontal plástica e em seguida retire os parafusos indicados na figura acima. Localize alguns parafusos que podem estar debaixo da fita plástica.

Blindagem da placa lógica do display

Retire a blindagem da placa lógica do display e solte a placa. Atenção: Solte com cuidado a placa, existe um adesivo embaixo do conector do flat cable, não force a placa para soltar. Utilize um estilete fino e aos poucos corte o adesivo soltando a placa.

Em seguida vire na mesa o display com a tela para cima e desencaixe a moldura metálica frontal que prende o display (lâmina de vidro) na base plástica. A seguir retire o display (lâmina de vidro da base). Veja a figura abaixo.

Lâmina de vidro do display

Em seguida retire a base plástica da lâmina do display, desencaixando a base plástica (preta) da base de alumínio do display.

Base plástica da lâmina do display

Em seguida retire as duas lâminas difusoras de plástico que estão sobre o acrílico difusor de luz.

Atenção: Observe a ordem de colocação das lâminas difusoras e também sua posição corretamente.

Cuidado para não aranhar as lâminas difusoras.

Em seguida retire o acrílico difusor de luz e também a lâmina plástica abaixo dele. Cuidado para não aranhar o acrílico difusor de luz.

Acrílico difusor de luz

Agora temos somente a base de alumínio, com as lâmpadas do LCD. Veja a figura a seguir.

Base de alumínio e lâmpada do LCD

Os passos seguintes exige calma, precisamos retirar as lâmpadas do LCD do local para fazer a limpeza. Primeiramente descole o fio fino fixado externamente na base de alumínio.

Cuidado: As lâmpadas são feitas de um fíníssimo tubinho de vidro, NÃO tente puxar ou forçar as lâmpadas, as mesmas são fixadas pelos isoladores de borracha nas suas extremidades. Com uma pequena lâmina desencaixe aos poucos os isoladores de borracha da canaleta.

Na figura abaixo, vemos a lâmpada do LCD retirada da canaleta da base de alumínio.

Lâmpada do LCD

Onde está o problema que ocasiona o apagamento da lâmpada? O que causou o problema? Estas são as perguntas que ainda não respondemos.

O apagamento da lâmpada do LCD ocorre devido a fuga de alta tensão nos terminais da lâmpada do LCD, o circuito gerador de alta tensão detecta um aumento de corrente ocasionado pela fuga e aciona a proteção desativando o circuito da lâmpada. A causa do problema está relacionada com o espaguete preto termo retrátil e sua cola no interior. Veja a figura abaixo.

Espaguete termo retrátil

Causa: Na fabricação do display LCD o espaguete foi aquecido para encolher e fixar os fios, o adesivo interno do espaguete derreteu e escorreu pelos fios para dentro do isolador de borracha nos terminais da lâmpada. Este adesivo é condutor de eletricidade, utilize um multímetro na escala 10KΩ e comprove. Neste caso o adesivo provoca uma fuga (curto-circuito de pequenas proporções) entre os dois terminais da lâmpada, ativando a proteção do circuito.

Para solucionar o problema temos que limpar este adesivo e promover o completo isolamento dos terminais da lâmpada dentro do isolador de borracha.

O passo seguinte é retirar o isolador de borracha dos terminais da lâmpada. Para isso faça dois cortes no isolador de borracha. Veja a figura a seguir.

Corte no isolador de borrachaIsolador de borracha

Terminal da lâmpadaLimpe cuidadosamente com álcool isopropílico ou benzina o isolador de borracha e os terminais das lâmpadas do LCD e também os fios que contém o adesivo escorrido. Lembre-se o adesivo é condutor de eletricidade e deve ser removido para impedir a fuga de alta tensão nos terminais da lâmpada. Utilize um secador de cabelos (temperatura média) para remover a umidade resultante da limpeza.

Depois de tudo limpo e seco recolocamos o isolador de borracha nos terminais da lâmpada e realizamos a sua vedação. Para isso, aplique cola de borracha de silicone dentro do isolador de borracha pelo corte e aberturas. Em seguida instale as lâmpadas e envolva as lâmpadas e os fios com uma porção de cola silicone, vedando por completo o conjunto. Não se preocupe com excessos, você poderá retirar o excedente com um estilete afiado. Veja a figura a seguir.

Colagem e vedação do isolador de borracha

Faça o processo nas duas lâmpadas do LCD. Observe se o isolador de borracha está corretamente alinhado e encaixado com as lâmpadas. Deixe num local 24 horas para a cola curar e solidificar, NÂO tente apressar a secagem com ar quente. No outro dia a cola se transforma em uma borracha e o conjunto está vedado perfeitamente, apare as arrestas se necessário com um estilete afiado.

Você poderá testar se tudo está funcionando corretamente antes de montar o display, para isso conecte os cabos da lâmpada no circuito, conecte também o cabo do painel do teclado, não é necessário ligar o flat cable. Ligue o PC e ligue o monitor, veja se o acendimento das lâmpada ocorre normalmente e observe se não há fuga de alta tensão nos terminais das lâmpadas. Tudo OK, partimos para a montagem do display.

Primeiramente encaixe as lâmpadas novamente na canaleta da base de alumínio. Observe a posição correta da lâmpada em cada lado.

Instalação da lâmpada na canaleta da base de alumínio do display

A seguir, aplique um filete de fita dupla face na parte externa da canaleta de alumínio para fixar os fios finos corretamente no display.

A seguir fixe os fios corretamente sobre a fita dupla face.

Fixe duas voltas de fita isolante estreita para promover uma isolação adicional na dobra dos fios da lâmpada do LCD. Veja as figuras a seguir.

Aplicação de fita dupla face na baseFixação dos fios sobre a fita dupla face

Fixado corretamente as lâmpadas e os fios no local passamos para a montagem das peças que compõem o display conforme a ordem inversa da desmontagem. Observe a correta posição das peças.

Instale a lâmina plástica branca no fundo da base de alumínio.

Instale o acrílico difusor de luz.

Instale as duas lâminas plásticas difusoras sobre o acrílico difusor de luz.

Instale a moldura plástica (base da lâmina do display). E posicione corretamente os fios da lâmpada do LCD na lateral da moldura.

Instale a lâmina do display.

Posicione o conjunto na beira da mesa para que a placa lógica do display fique verticalmente para baixo e instale encaixando cuidadosamente a moldura metálica frontal do display.

Em seguida vire o display para baixo e posicione a placa lógica do display na base de alumínio. Veja a figura a seguir.

Encaixe a placa lógica corretamente

Em seguida instale a blindagem metálica da placa lógica do display e coloque todos os parafusos corretamente em seus lugares. Pronto o display está montado.

Encaixe o display na moldura frontal do monitor.

Montagem interna do monitor

Instale o conjunto blindado do circuito e conecte corretamente todos os cabos. Não há parafusos para fixação do conjunto, se necessário utilize alguns pedaços de fita isolante para fixar, ao fechar com a tampa o conjunto fica preso corretamente no local.

Se quiser testar novamente o funcionamento. Faça agora, antes de colocar a tampa traseira.

Tampa traseira do monitor LG W2253VTudo OK, instale a tampa traseira do monitor.

Monitor funcionando perfeitamenteAo ligar o monitor percebemos que a fuga de alta tensão foi sanada completamente, a imagem continuou perfeita como antes sem interferência ou manchas na tela.

Antes que perguntem:

Técnico e Texto: Olair Marcos

Fotos: Câmera Nikon P510

Copiar e colar é legal. Criar e compartilhar é muito mais legal.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



3 thoughts on “Conserto de Monitor LCD LG Flatron W2253V – Liga e apaga a tela (parte2)

  • Responder
    Ismar Russano

    Ola,

    Obrigado por compartilhar este defeito.
    Resolvi o problema, seguindo os passos.
    Realmente havia fuga nos terminais, medidos com multimetro AF105 na escala
    de 10K. Feito os procedimentos de limpeza e vedaçao, resolveu o problema.
    Grande abraço
    Obrigado!!!
    *****

  • Responder
    Haroldo

    Excelente, fiz o passo a passo no meu e funcionou direitinho. Obrigado por compartilhar o seu conhecimento, são essas atitudes que enobrecem as pessoas. Muito Obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *