Fonte Notebook Acer 45


Conserto de fonte chaveada do notebook Acer.

Fonte notebook Liteon

As fontes chaveadas conquistaram o seu lugar no mercado, os notebooks utilizam estas fontes para serem conectados a rede elétrica e recarregar a bateria interna.

Com um pouco de conhecimento em eletrônica podemos conserta-las com facilidade.

O defeito predominante é a sua parada total, ocasionado pela queima de componentes eletrônicos internos.

Com cuidado abriremos a fonte que geralmente é colada, com uma faca vamos separando as partes até abrir completamente.

fonte-notebook-blindagem

O próximo passo é retirar as blindagens metálicas da fonte, estas blindagens tem um papel importante na dissipação de calor dos componentes de potência na fonte.

Para retirar dessolde os pontos soldados na placa e desencaixe a blindagem.

fonte-notebook-dessoldar-blindagem

Agora já podemos ver os componentes da fonte e realizar o conserto.

fonte-notebook-componentes

Uma inspeção visual já revela componentes queimados, o fusível está queimado, a queima do fusível é muito comum neste tipo de fonte, o circuito não possui um limitador de corrente na entrada para limitar a corrente quando o capacitor da fonte está descarregado.

fonte-notebook-componentes-defeito

Ao ligar a fonte na tomada, o capacitor eletrolítico ao se carregar quase que instantaneamente, drena uma grande quantidade de corrente, ocasionando a queima dos componentes de entrada e o fusível.

Uma verificação detalhada revelou a queima do fusível e a ponte retificadora KBP206G entrou em curto, o valor original do fusível é de 4 amperes e devemos substituir por um de igual valor, podemos utilizar os fusíveis de vidro com retardo.

Já para a ponte retificadora vamos substituir por uma nova ou uma equivalente com as mesmas especificações técnicas.

fusivel-queimado ponte-retificadora-queimado

Para que não ocora novamente a queima dos componentes trocados, podemos facilmente acressentar um limitador de corrente na entrada da fonte, como existente nas fontes de PC ATX de 300W.

ntc

Trata-se de um componente chamado NTC (termistor de coeficiente negativo), que pode ser facilmente encontrado em fontes de PC ATX 300W abandonadas.

A função deste componente é limitar uma corrente excessiva, originada quando os capacitores da fonte estão descarregados, evitando aquele tranco (faísca) quando a conectamos a fonte na rede elétrica.

Examinando a placa da fonte do notebook, percebemos que o lugar para este componente já existe na placa, mas por motivo de economia foi colocado um jumper, levando a fonte a dar mais problemas futuramente.

fonte-notebook-jumper-ntc

Para instalar nosso limitador, retiramos o jumper e soldamos o NTC no seu lugar.

fonte-notebook-componentes-ntc

Nossa fonte agora conta com um limitador de corrente na entrada e você perceberá que, aquelas faíscas que apareciam quando conectavamos a fonte na energia já não aparecem mais, ou aparecem muito mais fracas.

Em seguida soldamos o novo fusível e a nova ponte retificadora, ambos em seus respectivos lugares.

fonte-notebook-componentes-novos

O próximo passo é montar a blindagem novamente, colocando-a exatamente como estava na desmontagem, em seguida solde todos os pontos da blindagem na placa.

Teste a fonte por um determinado tempo antes de fazer a colagem das tampas.

Bom trabalho.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



45 thoughts on “Fonte Notebook Acer

  • Responder
    Rosenildo

    A fonte de netbook philco não funciona, troquei o fusível e agora na ponte retificadora no pino 1e4 da 26V e no pino 2e3 da 12V o que pode ser que esta acontecendo obrigado.

  • Responder
    Luis

    Desde já, PARABÉNS, exelente site ou blog, deveria de ter muitos mais como este pela net, obrigado.

    A minha pergunta, HP 65w 18,5v tranformador, não tensiona, não liga, fiz todos os testes ao capacitadores electroliticos com multimetro digital e não digital, no digital fiz até com posição diodo, e deu corrente depois 000, inverto a polaridade e dá tensao e zores de novo, penso estar bom, todos electrolictico foram testados assim, todos fizeram o mesmo, fusiveis tb estão bem, que poderei eu fazer de teste??

    teve uma fonte igual, onde retirei os eletrolíticos os dois junto do fio que liga ao laptop, e o central de 120v e tirei também o mosfet, depois de testar já pensei bmo não tem mais que fazer, soldei tudo de novo, e testei e funcionou como nova, poderá ter sido pontos de solda, visto que os transformadores aquecem de mais e por vezes com umas pancadas os pontos de solda do componentes tendem a ficar “soltos”, talvez tenha sido isso, o que é certo ficou a funcionar tudo de novo, agora este outro não liga nem a pau, pior fui testar numa que estava a funcionar para comprovar as medições do electrolíticos capacitadores, e mediu certo, mas depois deixou de ligar também, sem ter feito mais nada nessa dai…

    Será que vc pode ajudar, Obrigado e votos de uma boa continuação, brigado pelo site!!

    Cumprimentos. Luís

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Luiz, entendi que, a fonte que estava funcionando parou de funcionar; ao retornar as peças retiradas para teste na fonte com defeito . Neste caso observe se não existe solda solta ou curto entre as trilhas, bem como tente lavar a placa para retirar a resina queimada na placa. Após, verifique cuidadosamente a polaridade dos capacitores eletrolíticos, pode ter colocado algum errado com a polaridade invertida. Observe também diodos se não foram colocados virados.

  • Responder
    Luis

    Desde já, meus parabéns e obrigado, pela grande ajuda e blog ou site vc colocou, obrigado é de grande ajuda para todos nós, obrigado.

    Agora a minha pergunta, tenho uma fonte bem igual essa vc colocou no site, é fonte de HP de 65W / 18,5v.

    O que se passe é que nada parece estar queimado, alias o tranformador deixou de trabalhar do nada, talvez um pico de corrente, bom os eletroliticos paracem estar bem como ponte retificadora, e mosfets… mas não tem corrente, alias quando ligo ao multimetro fica “piscando os numeros do multimetro entre” 0/ 1 ou 2 ou 11 ou 10 ou 12 entre 0…será que vc já conhece este defeito?

    Uma bem igual, tirei fora a ponte retificadora e eletroliticos, depois de ver que nada poderia fazer voltei a soldar tudo de novo, e não é que voltou a funcionar, do nada, BEM sei que por vezes são ponto de solda fria ( ponto de solta estalado ou corrompidos) bom quando dá um toque de solda volta tudo a ficar como novo, isto acontece porque as fontes aquecem por de mais e pode sempre com bater estalar os pontos de solda…

    Bom será que vc poderá me ajudar, já vou checar os ponto de solda, será que vc me pode ajudar como posso fazer para checar todo circuito, ou sesouber quais os pontos a chacar para solucionar o problema?

    Obrigado por tudo, desde já, obrigado pela site e continue, este tipo de ajuda conhecimento é de grande valor e sabedoria.

    Obrigado! Por favor, ajuda?

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Luiz, com o passar do tempo é comum aparecer nos circuitos problemas ocasionados por solda solta, e devido a esta situação pode ocorrer a queima de outros componentes no circuito. Pelo sintoma comentado anteriormente a fonte poderia estar acionando a proteção, devido a picos de tensão na saída. Sugiro que você observe o circuito secundário (saída da fonte), neste circuito pode haver capacitores eletrolíticos com fuga ou até diodos em curto, verifique também o IC 431 e o próprio cabo que liga o a fonte ao notebook. Faça a soldagem de todos os componentes na placa em seguida lave a placa com álcool para retirar a resina, seque-a bem com um secador de cabelos antes de ligar.

  • Responder
    diogo

    Tenho uma fonte de um amigo para reparar é um Acer mas só passa 18 volts é o que diz o multímetro e coloco no notebook mas nem sinal, mas a energia esta passando porque a luz do carregador acende, o que acha que é?

    • Responder
      Admin

      Olá Diogo, A energia está chegando ao notebook corretamente, então deduzimos que o problema esteja no circuito dentro do notebook. Neste caso, retire a placa mãe do notebook e acompanhe com um multímetro o caminho no circuito, dê atenção aos pequenos fusíveis soldados diretamente na placa, pode ter algum aberto. Verifique se os circuitos integrados de controle da fonte no notebook estão sendo alimentados corretamente, você pode obter informações sobre tais c.i. em datasheet no site do fabricante do chip. Um exame cuidadoso em cabos e conectores de entrada da fonte com mau contato ou solda fria pode causar o problema.

  • Responder
    manoel pereira

    legal isso q vc faz.
    estou com um fonte que ao conectar na tomado o led morre e ativa fica intermitente sem força
    o que posso fazer

    • Responder
      Marco's

      Olá Manoel, De acordo com o seu relato, pode ser um simples problema de curto no cabo, até um defeito mais complexo no circuito. Uma análise mais detalhada precisa ser feita no circuito para determinar o que pode estar causando o problema.

  • Responder
    aires

    Por favor. Quando ligo o note com a bateria a fonte aquece demais. Queimou uma fonte. Comprei outra e o aquecimento continua. Não estou usando a bateria e a fonte aquece normalmente. Tem alguma saída ou só comprando outra bateria.
    obrigado

    • Responder
      Marco's

      A bateria pode estar em curto. Neste caso somente uma nova poderá solucionar o problema. Antes de trocar a bateria tenha a certeza que o circuito do carregador da bateria no notebook esteja funcionando corretamente.

  • Responder
    Alberto

    Olá, parabens pelas postangens, estão excelentes!
    Eu tenho uma fonte semelhante a esta que estava com a ponte e o fusível queimados. A ponte era uma kbp307 troquei por uma rs405L…Verifiquei os datasheets das duas e me pareceu que não haveria problema a troca. Acontece que troquei as pontes e o Led ascendeu e quando ligo no notebook ele carrega, mas o carregador fica fazendo um barulho estranho (uma espécie de zumbido)!!!!
    Desde já agradeço. Valeu!

    • Responder
      Marco's

      Olá Albertos, Tente detectar se o zumbido é ocasionado por algum componente vibrando em alta frequência, isso acontece frequentemente com o transformador oscilador, muitas vezes o problema desaparece re-soldando alguns componentes ou adicionando cola de silicone entre os componentes no circuito. Se o zumbido for no circuito (fonte oscilando fora da frequência de funcionamento) neste caso, terá que pesquisar para tentar encontrar algum componente com defeito. Capacitores com valor alterado e ou diodos com fuga podem ocasionar este problema de zumbido em fontes chaveadas.

  • Responder
    ronilson

    Olá ótimo tutorial parabéns, minha fonte estava com o cabo que liga no notebook quebrado, tinha que ficar mexendo pra lá e pra cá.
    ai resolvi cortar ele e fazer uma emenda so que a fonte parou de funcionar o que pode ser.
    Desde já agradeço.

    • Responder
      Marco's

      Acredito que você tenha emendado corretamente o cabo, (malha+malha e vivo+vivo), as vezes pode ocorrer a quebra do cabo em vários lugares, aconselho trocar o cabo, você pode optar por um cabo simples de capa dupla (PP).

  • Responder
    Luiz

    Olá, adorei seu artigo, li umas 2 vezes e mais umas 2 vezes nos comentários dos colegas, mas não encotrei algo semelhante ao meu problema, chegou para eu consertar 2 fontes de notebook com o mesmo problema, ao ligar ele na Rede (220v) a mesma entra a corrente mas não sai nada, o fusível está OK. Notei que a fonte emite um som que parece a de um relógio (tic-tic-tic) o que pode ser ?

    • Responder
      Marco's

      Luiz, Obrigado por apreciar o nosso trabalho. Esse ti.tic.tic nos indica que a fonte pode estar acionando a proteção, verifique o circuito secundário, teste o cabo que liga no notebook (já encontrei vários em curto), diodos retificadores do secundário e capacitores eletrolíticos. Se tudo está ok, verifique o transistor chaveador (pode estar aberto) e demais componentes do circuito primário.

  • Responder
    Marco's

    Verifique o circuito composto pelo foto-acoplador, observe também o cabo de alimentação que alimenta o note (pode ter curto intermitente). A tensão (rede 110V) sob o capacitor eletrolítico de entrada deve estar em torno de 185V. Tente trocar o C.I regulador da fonte, pode estar com problema. Bom trabalho.

  • Responder
    Rafael M. Müller

    Estou com uma fonte com led piscando, já verifiquei o cabos, capaitores aparentemente em boa condição, mas com o multimetro fica variado a tensão de 2 a 18v.
    entrada esta certinho120v o que seria ?

  • Responder
    André Duenhas Machado

    Muito boas as dicas, parabéns!
    Gostaria de saber se eu posso usar uma fonte comum com tensão e corrente iguais da original, pois não encontro outra igual.
    Ex:
    Original: 9,5V 2,5A
    Nova: 9V 2A
    E também pergunto pois essas baterias são de lithium e as fontes antigas carregavam cádmio.

    • Responder
      Marco's

      É aconselhável utilizar fontes de 9,5 3A ou 4A ou até 5A, mas nunca menos. Se utilizar menos que o indicado, a fonte poderá trabalhar quente e poderá apresentar defeito.

  • Responder
    Danilo

    Marcão, seguinte.. tenho um carregador muito parecido com o da foto, mas o meu problema é outro, chega 160v nos pinos 1e4 do primario do transformador e 3volts nos do meio (2e3) e não sai nada nos 2 pinos do secudario, porem a bobina não esta aberta medi com os pinos fora da placa, posso condenar o tranformador? Se a tensão de entrada estiver correta a resposta é sim né?! Se possivel me passe as tensãoes certas que deveria ter ok? Obrigado.

    • Responder
      Marco's

      Caro Danilo, O circuito primário da fonte é composto por um circuito eletrônico PWM, isto é, para que tenhamos tensão no secundário o primário deverá estar oscilando (chaveando a fonte) corretamente. Para o circuito PWM funcionar corretamente, o circuito secundário deverá estar sem nenhum problema, não deverá ter nenhum componente com defeito, caso contrário a fonte se desliga acionando a proteção. Neste caso você deverá ter certeza de que não tenha nenhum componente no secundário com defeito (inclusive o cabo em curto), para depois procurar por defeito no circuito primário. O transformador mencionado dificilmente apresenta problemas, geralmente ocorre a queima do C.I. PWM, o transistor de potência e seus componentes polarizadores e no secundário geralmente encontramos os diodos retificadores, capacitores o cabo em curto. Bom trabalho.

  • Responder
    otavio

    olá, estou tendo um probleminha com minha fonte exatamente igual a esta, o led indicador quando ela está ligada na tomada fica piscando bem sutilmente, quase iperceptivel,abri a fonte mas nenhum componente esta queimado a ponto de ser facilmente percebido, os capacitores (pelo menos os visíveis, pois tem muita pasta térmica) parecem estar ok, mas percebi uma diferença, na fonte das suas imagens, no local onde o fusivel queimou eu não tenho um fusivel, mas sim um componente pequeno no mesmo material externo da ponte retif. não tenho conhecimento e nem equipamento a ponto de poder testar componentes, se puder me ajudar ficarei muito grato

    • Responder
      Marco's

      Caro Otávio. O led indicador está acendendo tudo indica que o fusível não está queimado. Provavelmente algum componente deve estar com problema. No seu caso, aconselho levar a uma oficina de conserto pois será necessário realizar a retirada de componentes para testar para determinar o problema. Verifique se não há curto no cabo que vai para o notebook, é comum entrar em curto e acionar a proteção da fonte, desligando-a. Bom trabalho.

  • Responder
    Washington

    Bom dia…Minha fonte acabou de dar pane. É o seguinte, medi a saida da fonte e tá dando os exatos 20V.Só que quando eu conecto no notebook ela fica oxilando entre 16v a 18v…Sendo assim o note não liga e nem carrega a bateria…Será que alguém aqui poderia me dar algumas dicas? GRATO :)

    • Responder
      Marco's

      Caro Washington. Primeiramente teste o note com outra fonte para ter certeza de que o defeito não seja no note, ou teste a fonte em outro notebook para ver se funciona normal. Se o notebook tem algum defeito, a fonte poderá apresentar esta oscilação. Tendo certeza de que é a fonte que está com defeito, verifique o estado das soldas dos componente que trabalham quentes. Bom trabalho.

  • Responder
    anderson

    bom dia, uma informação. entre o carregador e o plug que conecta no notebook tem uma bubina, acho que é esse o nome,tem algum problema em retirar esta peça e ligar direto da fonte no plug que conecta no notebook.

    • Responder
      Marco's

      Olá Anderson, A referida bobina, na verdade trata-se apenas de um ferrite, sua função é bloquear possíveis interferências entre o notebook e a fonte. Sua retirada não afeta o funcionamento do notebook.

    • Responder
      Marco's

      Caro Marcos, a ponte retificadora KPG208 possui uma tensão de trabalho de 800V com uma tensão reversa de 560V RMS, já a ponte retificadora KPG 206 tem a tensão de trabalho de 600V e uma tensão reversa de 420V, e a corrente para ambas pontes retificadores é de 2A. Se você for utilizar a fonte em 110V pode usar tranquilamente, se for utilizar em redes de 220V vai funcionar também, mas a probabilidade da ponte retificadora entrar em curto novamente é maior.

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Marcos, A ponte retificadora KBP208 deve ser para 800V e a KBP206 deve aguentar até 600V. A fonte pode funcionar, mas a ponte retificadora pode entrar em curto novamente.

  • Responder
    Marco's

    Caro Marcos. Em ambas as fontes observe o estado dos capacitores eletrolíticos, se apresentarem algum sinal de estufado troque-os imediatamente. A ponte retificadora tem as mesmas características técnicas? Teste o capacitor eletrolítico de 400V pode estar com problemas. Na dúvida troque-o.

  • Responder
    Marcos

    Olá amigo. Muito boa sua matéria!! Parabéns. Vendo suas dicas me encoragei a tentar fazer o reparo de duas fontes que estavam aqui paradas. A primeira é uma MCM Mod F0N0646-RS que apresentou curto no cabo de saída. Arrumei o cabo, porém agora ela apresenta os 19V na saída mas suporta no máximo 1A de consumo. Acima disso já desarma. dessa forma não consegue carregar o note. Já a segunda estava com a ponte retificadora em curto. troquei a mesma e voltou a funcionar, porém aquece demasiadamente. Agradeço se puder me dar alguma dica.

  • Responder
    Jahnson

    Muito boa a dica e o passo a passo, estava com um monitor LCD sem ligar, e com sua dica consegui resolver o pro, logo ao desmontar vi o fuse estourado, fui direto na ponte e estava em curto, mesma referencia dessa fonte de notebbok, kbp206g, e um capacitor estufado, fiz a troca dos 3 componentes, ponte, capacitor e fuse e foi só correr para o abraço, dois dias já e o monitor não apresentou mais problemas! Vlw obg pela dica, garanto q ajudará muitas outras pessoas!!

  • Responder
    Roni

    Olá Marco!! Na fonte chaveada de um Note(pacecida com essa da foto) do qual estou tentando reparar, apenas a bobina maior esta aberta, vc pederia me dar uma força de como refaze-la ou retirar de um aparelho ja morto, ou valor de L, resistência, o que vc puder me informar sobre esta bobina agradeço.

    Desde ja agradeço!!!

    • Responder
      Marco's

      Caro Roni, Se for o transformador que está com problema, somente será possível utilizar um retirado de uma fonte igual, pois trata-se de um componente com características especiais, para os demais semicondutores podem ser encontrados equivalentes.

  • Responder
    Marco's

    Olá Johanne, Esta dica se refere a este modelo de fonte em especial, como você pode ver nas fotos existe na placa o lugar apropriado para o componente na placa. Dependendo do modelo de sua fonte o termistor já pode estar presente no circuito não sendo necessário a colocação, você saberá somente abrindo a fonte. É possível montar um circuitinho externo e utilizar como uma extensão ou até mesmo dentro de uma caixinha de fonte abandonada. Bom trabalho.

  • Responder
    johanne

    Será que eu poderia colocar esse termistor no cabo da fonte? Tipo uma adaptação no cabo? pois para abrir a fonte com garantia é dose…

    -

  • Responder
    Darlan

    ola amigo estou com problema na minha fonte de um acer ela nao liga mais fiz as mediçoes na parte primaria esta tudo correto na parte secundaria nao funciona oq acha q pode ser ???

    • Responder
      Marco's

      Olá Darlan, Considerando que o primário está tudo OK, temos poucos componentes a verificar. Teste os diodos retificadores do secundário e seus capacitores eletrolíticos, se tiver algum com indício de estufado, troque-os. Verifique se não há curto no cabo DC que liga no notebook. Excesso de consumo no secundário da fonte, ela se desliga (aciona a proteção). Bom trabalho.

  • Responder
    fabricio4ilhas

    Boa noite,
    Estou com problema na fonte de meu notebook acer 5920, simplesmente ela não liga mais. Creio que o problema possa estar na ponte retificadora.
    Minha dúvida é: como posso testar este componente para ter certeza de que está em curto? E qual as voltagens corretas para cada perna do componente?
    Em uma das pernas do canto (creio que o positivo) está passando 685 volts aproximadamente.

    Att.
    Fabricio Osvaldo da Silva

    • Responder
      Marco's

      Olá Fabricio
      A ponte retificadora é composta por 4 diodos, você pode testa-los utilizando um multiteste de ponteiro. Entre o terminal (~) e o positivo (+) não pode ter 0 (zero Ohm) e também entre o terminal (~) e o negativo (-) também não deve ter 0 (zero Ohm). Lembre-se que o diodo conduz a corrente somente em um sentido, então quando o multimetro acusar a medição num sentido, no outro não deve medir nada. Se acusar medidas de 0 (zero Ohm) então temos um curto no diodo e a ponte deve ser trocada. Use a escala de X1 ou X10 para medir. A tensão pode ser medida sobre o capacitor eletrolítico e deve ter aproximadamente 380V quando ligado em 220V. Bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>