Fonte Notebook Acer

Conserto de fonte chaveada do notebook Acer.

Fonte notebook Liteon

As fontes chaveadas conquistaram o seu lugar no mercado, os notebooks utilizam estas fontes para serem conectados a rede elétrica e recarregar a bateria interna.

Com um pouco de conhecimento em eletrônica podemos conserta-las com facilidade.

O defeito predominante é a sua parada total, ocasionado pela queima de componentes eletrônicos internos.

Com cuidado abriremos a fonte que geralmente é colada, com uma faca vamos separando as partes até abrir completamente.

fonte-notebook-blindagem

O próximo passo é retirar as blindagens metálicas da fonte, estas blindagens tem um papel importante na dissipação de calor dos componentes de potência na fonte.

Para retirar dessolde os pontos soldados na placa e desencaixe a blindagem.

fonte-notebook-dessoldar-blindagem

Agora já podemos ver os componentes da fonte e realizar o conserto.

fonte-notebook-componentes

Uma inspeção visual já revela componentes queimados, o fusível está queimado, a queima do fusível é muito comum neste tipo de fonte, o circuito não possui um limitador de corrente na entrada para limitar a corrente quando o capacitor da fonte está descarregado.

fonte-notebook-componentes-defeito

Ao ligar a fonte na tomada, o capacitor eletrolítico ao se carregar quase que instantaneamente, drena uma grande quantidade de corrente, ocasionando a queima dos componentes de entrada e o fusível.

Uma verificação detalhada revelou a queima do fusível e a ponte retificadora KBP206G entrou em curto, o valor original do fusível é de 4 amperes e devemos substituir por um de igual valor, podemos utilizar os fusíveis de vidro com retardo.

Já para a ponte retificadora vamos substituir por uma nova ou uma equivalente com as mesmas especificações técnicas.

fusivel-queimado ponte-retificadora-queimado

Para que não ocora novamente a queima dos componentes trocados, podemos facilmente acressentar um limitador de corrente na entrada da fonte, como existente nas fontes de PC ATX de 300W.

ntc

Trata-se de um componente chamado NTC (termistor de coeficiente negativo), que pode ser facilmente encontrado em fontes de PC ATX 300W abandonadas.

A função deste componente é limitar uma corrente excessiva, originada quando os capacitores da fonte estão descarregados, evitando aquele tranco (faísca) quando a conectamos a fonte na rede elétrica.

Examinando a placa da fonte do notebook, percebemos que o lugar para este componente já existe na placa, mas por motivo de economia foi colocado um jumper, levando a fonte a dar mais problemas futuramente.

fonte-notebook-jumper-ntc

Para instalar nosso limitador, retiramos o jumper e soldamos o NTC no seu lugar.

fonte-notebook-componentes-ntc

Nossa fonte agora conta com um limitador de corrente na entrada e você perceberá que, aquelas faíscas que apareciam quando conectavamos a fonte na energia já não aparecem mais, ou aparecem muito mais fracas.

Em seguida soldamos o novo fusível e a nova ponte retificadora, ambos em seus respectivos lugares.

fonte-notebook-componentes-novos

O próximo passo é montar a blindagem novamente, colocando-a exatamente como estava na desmontagem, em seguida solde todos os pontos da blindagem na placa.

Teste a fonte por um determinado tempo antes de fazer a colagem das tampas.

Bom trabalho.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

45 pensamentos em “Fonte Notebook Acer”