Conserto de pendrive, recuperando dados de pendriver 27


pendrive-kingstonO valor maior do pendrive não é o aparelho em si, em muitos casos as informações gravadas na sua memória possuem um valor muito maior que o próprio pendrive. Por não saber ou descuido do usuário, não encerramos corretamente a conexão via sistema antes de desconecta-lo do computador e o inesperado pode acontecer:

O pendrive não é mais reconhecido pelo sistema e não temos mais acesso as informações gravadas.

Neste artigo vamos descrever alguns cuidados, como utilizar corretamente o pendrive e em caso de problemas, como recuperar os dados gravados facilmente.

pendrive-kingston-2gbO pendrive,  é um acessório indispensável para quem trabalha com informática ou precisa transferir informações de um computador para outro. Como todo equipamento, o pendrive pode sofrer danos e não ser mais reconhecido pelo sistema, neste caso, não temos mais acesso ao dados gravados. Os defeitos mais comuns são:

- Mau contato,  sujeira no conector do pendrive ou conector danificado.

- Parada total, o pendrive não é mais reconhecido pelo sistema.

O circuito do pendrive é muito simples,  composto por um chip controlador responsável pela comunicação USB com o computador e um chip de  memória onde são gravados os dados. Possuem também alguns componentes auxiliares como resistores, capacitores, o led indicador e um cristal oscilador. Na maioria dos casos, o chip de memória dificilmente sofre danos e os dados se mantém intactos. Temos constatado que é mais fácil retirar o chip de memória com os dados e transferi-lo para um pendrive do mesmo modelo funcionando, deste modo teremos acesso novamente aos dados da memória.

Mãos a obra.

1 – Com cuidado abra o pendrive separando as partes do gabinete, alguns modelos podem ser colados, outros possuem pequenos engates internos.

solda-fria-terminal2 – Problemas de mau contato poderão ser resolvidos, resoldando o conector USB ou se for necessário realize a troca do conector USB por um outro do nesmo modelo. Os conectores poderão ser reaproveitados de pendriver abandonados. Para trocar o conector remova a solda nos pontos indicados e solde outro em bom estado. Para resoldar o conector utilize um ferro de solda 30W, a solda ideal para soldar circuitos sensíveis utilize a solda 70/30 (solda laranja) ou a 60/40 (tradicional solda do rolo azul).

pareAntes de iniciar o processo de troca do chip de memória para o pendrive em funcionamento, certifique-se que o mesmo utiliza o mesmo chip, verifique no corpo do chip de memória a numeração impressa, deste modo temos a certeza que o chip de memória é compatível com o chip de controle.

kit-salva-chip3 – Para trocar o chip de memória e recoloca-lo em outro pendrive funcionando, vamos utilizar o KIT Salva CHIP, trata-se de uma barra de estanho de baixa fusão que é utilizado juntamente com fluxo de solda. Facilmente encontrado em lojas de componentes eletrônicos. OBS: Existe outros métodos para retirar chip SMD, destre eles este é o mais simples e barato, não necessitando de equipamento específicos.

solda-chipsolda-chip-terminais

Inicialmente pingue uma gota do fluxo de solda, umedecendo todos os terminais de um lado do chip. A seguir passe a solda de baixa fusão em todos os terminais do chip, curto circuitando-o completamente. Faça isso também no outro lado do chip, em todos os terminais. Veja a figura acima.

Aguarde esfriar um pouco. A memória é um chip sensível, não devemos aquece-lo em excesso.

chip-smd-retiradoA seguir passe o ferro de solda limpo liquefazendo a solda em todos os terminais do chip e antes de esfriar retire o chip com uma pinça. O chip sairá com facilidade da placa, a solda de baixa fusão se mantém liquefeita por um tempo maior que a solda comum, assim conseguimos retirar o chip antes que solda solidifique novamente.

A seguir faça a limpeza da placa, retirando o resto de solda com uma malha de cobre banhada em fluxo de solda. Faça isso passando o ferro de solda sobre a malha, a malha quente irá recolher a solda deixando a placa limpa. Em seguida limpe a resina com alcool isopropílico.

limpeza-soldamalha-cobre

resina-placa-pendriveplaca-limpa

limpeza-chipchip-limpo

Para limpar o chip, faça uma pequena bolha de solda na ponta do fero de solda e escorrege nos terminais do chip mantendo-o os terminais levemente inclinados para baixo. A bolha de solda irá retirar todo o excesso de solda dos terminais que irá se acumular no ferro de solda. Faça isso segurando o chip com os dedos, deste modo perceberá quando o chip estará quente demais e deverá afastar o ferro de solda.

Quando for limpar ou soldar os terminais do chip, não encoste o ferro de solda diretamente nos terminais, assim não corra o risco de entortar os terminais, deixe apenas que a solda na forma de uma pequena bolha toque os terminais do chip.

Realize o mesmo processo para retirar o chip de memória do pendrive novo. Sendo que neste caso não é necessário limpar o chip, pois o mesmo será guardado.

Soldando o chip no pendrive novo

Chip centralizado na placa4 – Inicialmente centralize o chip na placa, com uma lupa certifique-se de que todos os terminais estão exatamente sobre  cada trilha a ser  soldado.

Chip fixo na placa pelos cantosA seguir solde os quatro cantos do chip para garantir que o chip não se mexa durante a soldagem, não se preocupe em soldar varios terminais juntos. Com o chip fixado na placa, faça uma pequena bolha de solda normal em um dos cantos do chip, mantenha o chip enclinado e em seguida escorregue o ferro de solda fazendo a bolha escorrer e “molhar” todos os terminais do chip enquanto escorre para o outro canto. Você verá que a solda liquefeita ficará apenas o necessário em cada terminal do chip e o excesso de depositará no ferro de solda. Caso a solda fique presente, curto circuitando os terminais, realize novamente o processo aumentando um pouco o tamanho da bolha de solda. Faça a soldagem segurando o chip com os dedos assim perceberá a temperatura que está sendo aplicado ao componente.

Soldagem do chip na placaLimpeza da resina na placa

5 – Após a soldagem em ambos os lados, verifique com uma lupa se não ficou nenhum terminal curto circuitado, em seguida limpe a resina com alcool.

Verifique novamente se tudo está soldado corretamente, a solda deverá estar lisa e brilhante em cada terminal do chip.

Para testar basta ligar no computador e verificar se o pendrive é reconhecido pelo sistema, se tudo estiver OK você terá o acesso aos dados normalmente.

Faça a montagem do novo pendrive, você poderá guardar o chip retirado do pendrive novo para consertar outros pen futuramente.

importanteSe o pendrive não for reconhecido pelo computador ou os dados não puderem ser acessados, é bem provável que o chip de memória sofreu danos, neste caso não temos como recuperar os dados gravados nele.

Não esqueça de copiar os dados do pendrive para um local seguro (CDROM), logo em seguida. Bom trabalho.

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!



27 thoughts on “Conserto de pendrive, recuperando dados de pendriver

    • Responder
      Marco's Autor

      Olá Karla, É necessário mandar trocar o conector em uma oficina de informática. E ao soldar o novo conector o técnico deve verificar se não existe trilhas rompidas.

  • Responder
    Rogerio

    A pen que costumo utilizar deixou de ser reconhecida em diversos pc’s. Quando coloco no meu portátil, surgem os seguintes sintomas:

    1) Demora mais tempo do que o habitual a ser reconhecida;
    2) Não se consegue aceder nem ver os ficheiros que lá se encontravam;
    3) Não se consegue copiar nem criar qualquer ficheiro ou pasta para a pen (mensagem de erro: “Não foi possivel encontrar este item. O item já não está localizado em computador. Verifique a localização do item e tente novamente.”);
    4) O status da pen nas “Ferramentas Administrativas” –> “Gestão de Computadores” –> “Gestão de Discos” é “Disco 1 – Amovível – Sem Suportes”;
    5) Em “O Meu Computador” aparece a pen identificada com a respectiva letra e designação “Disco Amovível ([letra]:)” atribuídas mas sem qualquer informação adicional;
    6) Nas propriedades da pen, consta que os espaços livre e ocupado são zero bytes;
    7) Não é possível fazer testes na pen, nem mesmo com aplicações específicas (iCare, pc inspector file recovery, recuva, etc.).

    Qualquer ajuda será muito bem vinda. Obrigado.

    • Responder
      Admin

      Olá Rogério, Primeiramente instale corretamente todos os drivers no seu computador através do CD, referente a sua placa mãe (ou baixe do site do fabricante), para o sistema em uso. A instalação do windows costuma instalar drives genéricos e pode causar este tipo de problema. Se o problema continuar, tente descobrir se o seu pendrive não é remarcado ou se utiliza de um sistema automatico de compactação de dados, Isto é, pendrive que indica um espaço que na verdade não existe fisicamente, mas existe virtualmente, neste caso instale o CD que vem junto com o pendrive ou tente baixar o utilitário do fabricante. Se o pendrive funciona em outros computadores e não funciona no seu, provavelmente irá funcionar corretamente. Bom trabalho.

  • Responder
    Alessandra

    Meu pen drive foi retirado de forma errada do computador, depois disso ele não é reconhecido por nenhum computador. Ele é um Super Memory 8GB e não sei se o problema dele é um caso que pode ser resolvido com solda. Não sei como abrir para ver dentro dele, como é fino da a impressão que vai se partir no meio se eu forçar muito, apesar de ser a prova de impacto.

    Ele foi simplesmente retirado do computador sem ser encerrado completamente, a solução seria solda mesmo?

    • Responder
      Marco's

      Olá Alessandra, Pode até ser um problema de solda rompida no conector do PenDrive. Também pode ter ocorrido um defeito elétrico, somente com uma análise mais detalhada no circuito podemos dizer com certeza o que pode ter ocorrido. Tente levar até um técnico em informática para uma análise.

  • Responder
    Adriano

    Amigo, estou com um grande problema no meu pendrive de 4GB que ninguém conseguiu até hoje resolver.Passei um anti virus(Avast)e em seguida o sistema pediu para reiniciar,depois disso no lugar dos arquivos criou-se uma pasta com simbolos estranhos e vazia.Quando tento excluir,gravar,etc…aparece uma mensagem que o mesmo esta protegido contra gravação.Através de alguns programas consegui recuperar os arquivos,que ainda estão no chip,mas não consigo abrilos normalmente.Você teria uma solução para este problema?

    • Responder
      Marco's

      Olá Adriano, Você conseguiu recuperar os arquivos, então copie todos os arquivos para o computador e tente abri-los no computador e não diretamente no pen. Tente verificar a permissão de acesso aos arquivos. Mude para permissão total. Pode resolver o problema.

  • Responder
    Alex

    Ola amigos,
    Estou com um problema muito grande. Eu sou gerente fiscal da minha empresa e tive a infelicidade de esta com o pendrive q contem todas as notas da empresa comigo quando ele rompeu umas das soldas. Estou precisando urgentimente de alguem que faça esse tipo de serviço no vale do paraiba, meu numero é (12)7814-7340. Muito obrigado.

    • Responder
      Marco's

      Olá Alex, Qualquer técnico em uma oficina de conserto de aparelhos eletrônicos poderá realizar a solda para você. Não se esqueça: Pendrive é o pior meio de se guardar informações importantes, utilize sempre CD ou DVD de qualidade para salvar os seus arquivos importantes.

  • Responder
    Sebastiao Carvalho

    eu tenho um pen-driver de 4gb e não esta gardando os arquivos, quando eu coloco os arquivos fica salvo, mas se retirar e colocar novamente na CPU não aparece nada nele é como se estevese limpo.

    • Responder
      Marco's

      Caro Sebastião. Tente ressoldar o chip da memória, como foi descrito no post, se tiver solda fria ou trincada pode resolver o problema. Tente descobrir através de um datasheet quais os pinos de alimentação da memória e veja se ela está sendo alimentada corretamente, caso contrário poderá haver trilhas abertas no circuito. Bom trabalho.

  • Responder
    Alisson Luiz

    O meu pen drive acende o led, mas nao abre, o computador nao consegue instalar o driver do dispositivo Usb do pendrive… ele acaba instalando como dispositivo desconhecido… nao abrindo pra utilização… o q faço???

    • Responder
      Marco's

      Caro Alisson. Verifique se os contatos do conector USB não estão com a solda trincada ou as trilhas de dados aberta (os dois terminais do meio), faça a soldagem e tente novamente. Bom trabalho.

    • Responder
      Marco's

      Olá Alisson, Primeiramente encontre o CD de drives da placa mãe do computador e instale corretamente todos os drives para o seu sistema operacional. Se o PenDrive estiver funcionando corretamente ele será reconhecido pelo sistema normalmente.

  • Responder
    Adriner

    Boa noite
    Meu problema e quase igual a do Raul, meu pendrive de 8 gigas marca Pqi, quebrou o suporte de ferro que se encaixa no pc ficando só a parte de dentro com o circuito a que transfere os dados para o pc, gostaria de saber se nao tem como eu pegar um fio de um mause usb e soldar nesta parte. se sim como devo proceder

    • Responder
      Marco's

      Olá Adriner. Sim, você pode utilizar um cabo de mouse USB e soldar diretamente na placa do PenDrive. Utilizando um Multiteste você pode descobrir qual fio corresponde a cada pino do conector USB.

    • Responder
      Marco's

      Caro Raul, você pode soldar refazendo a ligação do conector com a placa com gotas de solda, caso quebrou a trilha, solde um fio fino entre o terminar do conecto USB e a trilha. Não esqueça de fixar o conector USB com a placa para não soltar novamente, para isso utilize cola quente ou araldite.

    • Responder
      Marco's

      Caro Cristiano, a trilha poderá ser consertada (emendada) com uma gota de solda, para isso raspe o verniz verde em ambos os lados onde está o trinco e solde-o com uma pequena gota de solda. Caso não seja possível, você poderá utilizar um pedacinho de fio fino e soldar entre os dois pontos de contatos na trilha quebrada. Bom trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>