Conserto de VU rádio transceptor PX 11M Alan87 Alan8001 Cobra148GTL Voyager


radio-px-alan8001

Depois de muito tempo de utilização ou guardado no armário é comum neste tipo de equipamento aparecer defeito no VU (ponteiro VU travado) e também a queima da mini lâmpada que ilumina o VU.

Veja como proceder para realizar o conserto do VU e a troca da mini lâmpada.

Iniciamos o trabalho retirando as tampas superior e inferior do rádio, retire os quatro parafusos laterais e dois parafusos traseiros.

alan8001-parafusos-lateral alan8001-parafusos-traseiro

Na tampa inferior está fixado o alto-falante, desconecte com cuidado o cabo que liga o alta-falante da placa. Aproveite e faça a limpeza do alto-falante, se o mesmo estiver com o som fanho (papel seco) troque-o.

Alto-Fante Alan8001Conector alto-falante Alan8001

Após a retirada das tampas superior e inferior, seguimos com o trabalho retirando a frente plástica do rádio. Primeiramente retire todos os botões (são encaixados). Em seguida retire os quatro parafusos laterais que fixam o painel do rádio ao chassis.

Alan8001 Retirada dos botõesAlan8001 Retirada da frente

 

A seguir vamos desencaixar a frente metálica (chassis do painel) do corpo do rádio, deste modo temos o acesso facilitado ao VU do rádio. Observe na lateral, existe 2 parafusos que fixam o painel metálico ao corpo do rádio. Após a retirada dos parafusos desencaixe a frente das travas laterais.

alan8001-retirada-chassis-frente

 

Com a frente metálica solta, o acesso ao VU é facilitado, posicione o chassis de modo a ter acesso ao local do VU.

Para realizar o conserto do VU e/ou a troca da mini lâmpada, você pode retirar o VU do local. O VU está preso ao chassis por 4 travinhas metálicas que devem ser desentortadas com uma alicate de bico para promover o deslocamento para trás do VU e solta-lo da frente metálica.

importante NÃO é necessário dessoldar os fios do VU, nós dessoldamos os fios do VU para uma melhor visualização do processo passo a passo.

Alan8001 Retirada do VUAlan 8001 Vu retirado do local

 

Após retirar o VU do local, retire a fita adesiva que veda o orifício do parafuso superior e inferior da bobina móvel. Para fazer o ajuste não é necessário remover a tampa transparente do VU.

Alan8001 - Fita adesiva no VU

Com uma chave de fenda fina (chave de joalheiro) afrouxe milimetricamente o parafuso superior que fixa a bobina móvel do VU. Você perceberá que o ponteiro passa a se movimentar livremente, tente reapertar milimetricamente o parafuso até o ponto em que o ponteiro continua a se movimentar livremente.

Alan 8001 Ajuste do VU

Se você retirou a tampa superior observe se não existe sujeira (fiapos) entre o imã permanente e a bobina móvel que podem dificultar o movimento do ponteiro. Retire-os com uma pinça.

Você poderá testar o movimento do ponteiro (sem a tampa transparente), soprando-o até o fim da escala e observando se o mesmo retorna ao ponto de repouso livremente.

Após verificar o perfeito funcionamento do VU, monte a tampa transparente e em seguida vede os orifícios com fita adesiva (fita durex).

alan8001-vedacao

Troca da mini lâmpada que ilumina o display.

Alan 8001 Troca da lâmpada do VU

Para trocar a mini lâmpada não é necessário dessoldar a lâmpada da placa. Retire a lâmpada desencaixando-a do VU. Puxe o suporte de borracha da lâmpada para trás e em seguida corte os fios rente a lâmpada e solde uma mini lâmpada 12V no rabicho.

Talvêz você tenha dificuldade em encontrar uma mini lâmpada 12V. com rabicho  em sua cidade. No nosso caso utilizamos uma mini lâmpada 12V., retirado de um painel eletrônico de veículo (VW). Você poderá encontrar esta lâmpada em auto-elétricas ou na concessionária VW.

Trata-se de uma mini lâmpada 12V. que não aquesse o vidro, possui o tamanho ideal e boa luminosidade.

Com cuidado retire a lâmpada de seu suporte e solde os terminais diretamente no rabicho da lâmpada velha. Encaixe adequadamente o isolador de borracha nos terminais da lâmpada.

Alan 8001 Mini Lâmpada 12VAlan 8001 Mini Lâmpada 12V

 

A seguir encaixe o conjunto no local novamente. OBS: A nova lâmpada é um pouco maior em comprimento em comparação a lâmpada antiga mas encaixa perfeitamente no local.

Alan 8001 Lâmpada instalada no VU

Solde os fios no VU, monte o VU no local e faça um teste.

Alan 8001 Teste do VU

Comprovado o seu perfeito funcionamento, fixe o VU no painel através das linguetas metálicas, para isso utilize uma alicate de bico.

OBS: Utilize dois pedaços de fita dupla-face (ou outro material similar) tipo esponja para promover uma acomodação adequada do VU sob as linguetas metálicas.

Alan 8001 Fixação do VU no painel

Após montar o VU no seu local definitivo, encaixe o chassis metálico no corpo do rádio, encaixe o painel plástico (frente do rádio) e parafuse o chassis e a frente do rádio com os parafusos adequados.

Recoloque os botões corretamente nos seus devidos lugares.

Se for necessário, passe um spray limpa contatos nos potenciômetros e chaves para eliminar ruídos nos controles.

importante NÂO utilizar spray desengripante.

Recoloque as tampas e seus parafusos (não esqueça de conectar o fio do alto-falante na placa) e bons contatos.

Radio PX 11M Alan 8001

 

Técnico: Marco’s

Câmera: Nikon P510

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Compartilhe este artigo com seus amigos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *